Proposta de afixação de foto dos condenados mais procurados do RS em locais públicos será levada à Vara Criminal amanhã, 12

Vereador Sandro Severo, autor da proposta, busca o apoio do Fórum para implantação da medida, inédita no Estado, que já está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre

11/05/2017 -  Amanhã, 12, às 11 horas, o vice-presidente da Câmara de Esteio,  Sandro Severo (PSB), integrante da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos  do Legislativo, vai se reunir com o Juiz da Vara Criminal, Max Akira Senda de Brito, no Fórum de Esteio. Em pauta, a  implantação da proposta de afixação das fotos e nomes dos condenados e foragidos do Estado em locais públicos, comércios, farmácias e, até, paradas de ônibus.  A iniciativa, do vereador Sandro Severo  é inédita no estado. Até agora, as fotos dos foragidos são divulgadas somente no site da Polícia Civil do Estado.
    A intenção do vereador ao sugerir a operação, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores,  é inibir a crescente onda de assaltos que assola a cidade. "Esta é a fórmula que encontramos para que a comunidade sofra menos e tenha força, com o apoio do Ministério Público, Secretaria de Segurança e Brigada Militar, em denunciar, através de um Disque Denúncia gratuito e anônimo, os indivíduos que insistem em  pilhar nosso comércio, nosso cidadão.  Com o nome e a foto estampados, vai dificultar qualquer ação", argumenta o vereador, que espera o aval positivo da justiça. Sandro Severo afirmou, ainda, que a Câmara de Vereadores de auxiliar no custeio da confecção do material gráfico, em parceria com empresas.  A medida já conta com apoio Polícia Civil; Brigada Militar e Secretaria de Segurança Pública Municipal. A sugestão está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas e São Leopoldo, que pediram cópia do anteprojeto à Câmara de Vereadores.

Sandro Severo (2).jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156