Gabinetes: Proposta quer criar o Programa Municipal de Educação "Docente do Ano"

O professor da rede municipal de ensino pode ser reconhecido e valorizado, em breve, através do Programa Municipal de Educação "Docente do Ano". A sugestão é da vereadora Rute Pereira (PMDB) e teve aprovação do Plenário na última quinta-feira, 24. Conforme o texto do anteprojeto de lei,  o professor deverá ser eleito entre os professores de cada unidade municipal de ensino, dentro de critérios de avaliação, em especial, empenho na função; dedicação em sala de aula; sem faltas durante o ano letivo - exceto as justificadas - e a avaliação da diretoria da escola, bem como dos alunos.
    A ideia, segundo a parlamentar, é valorizar a classe profissional, proporcionado ao professor que teve empenho e dedicação durante o ano letivo,  o título de Docente do Ano. A proposta ainda segure à  Secretaria de Educação, que deverá acompanhar e executar o programa, o custeio de um curso de especialização lato sensu e/ou stricto senso, como forma de reconhecimento por sua dedicação  à educação no município.
    A Câmara, em harmonia com a Prefeitura Municipal, poderá celebrar solenidade para a entrega do título aos docentes vencedores.  A proposta seguirá para avaliação do Executivo. Se aprovada, a matéria deve retornar à Câmara em forma de projeto de lei para seguir o trâmite do Legislativo.
Rute Viegas Pereira

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156