Reunião marcada para hoje vai tratar sobre as obras de microdrenagem na rua Bento Gonçalves

A paralisação das obras de microdrenagem na rua Bento Gonçalves, no Bairro São Sebastião, será alvo de reunião que ocorre hoje (18), às 16h30min, na Câmara de Vereadores, com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch. O pedido é do vereador Márcio Alemão (PT), aprovado na sessão de 4 de abril. Preocupado, o vereador informou que percorreu o trecho da obra na última semana e constatou que os dutos de concreto para a realização do serviço encontram-se em meio ao mato crescido no passeio público.  "A área adquirida pela Prefeitura para a instalação dos canos, na rua Bento Gonçalves, está sendo utilizada como depósito irregular de entulho", relatou.

Conforme o projeto de drenagem, que teve a ordem de execução dada em dezembro do ano passado, a rede comportará 1,8 mil metros de galerias nos dois lados da rua para escoamento pluvial, no trecho entre a curva da Vila Ezequiel e o Arroio Esteio. Com investimento de R$ 2,4 milhões, estão previstas instalações de tubos de concreto armado com diâmetros que vão de 0,3m a 1,5m (os quais serão utilizados no ponto final da rede, em um ramal que desembocará no Arroio Esteio). O projeto prevê, ainda, a colocação de poços de visita e bocas-de-lobo, assim como a recuperação do asfalto e meio-fio nos locais que receberão os canos.

Segundo o vereador, a obra tem prazo em contrato para ser concluída em 30 de maio, conta com empresa contratada - a Plasma Pavimentadora e Construtora Ltda, para executar a intervenção e recursos liberados pela Caixa. "A comunidade está apreensiva com a chegada do período de chuvas e esta obra tem relação direta com a prevenção de alagamentos na região", disse Márcio Alemão.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156