Rua sem iluminação é pauta de reunião na Comissão de Urbanização

Vizinhos de loteamento relataram aos vereadores que rua aberta em loteamento está sem iluminação e é frequentada por usuários de drogas durante a noite

A falta de iluminação da via aberta no loteamento privado localizado entre as ruas Santa Rita de Cássia, Rio Pardo e avenida Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré. Esta foi a pauta da reunião realizada na tarde de terça-feira (21) pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, presidida pelo vereador Mário Couto (PDT) e composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). Também esteve presente o representante dos moradores, Antônio Stein, que relatou o uso de drogas no local. O assunto já havia sido alvo de outras reuniões na Câmara de Vereadores.

O loteamento, que possui 4.850m²  e já serviu de lixão, no qual eram depositados todos os tipos de dejetos,  inclusive animais mortos, foi criado antes do parcelamento do solo, ou seja, da Lei 6.766/79. Em 2013, um documento foi assinado entre a Prefeitura e a então concessionária de luz, a AES Sul. O acordo previa que a administração municipal realizaria o levantamento topográfico, a terraplanagem e forneceria a mão de obra. A empresa de energia elétrica abriria a via e os proprietários do terreno contribuiriam com os meios-fios e a brita.  O arruamento foi concluído, porém, não recebeu  iluminação.

Para solucionar o impasse, a Comissão de Urbanização vai realizar uma nova reunião, ainda a ser agendada. Para o encontro serão convidados os representantes da Prefeitura;  da RGE Sul (atual concessionária de luz);  da Loja Maçônica Hermes Trimegistus (localizada nas proximidades do terreno);  vizinhos do loteamento, além dos proprietários da área.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/RS 14986

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156