Sandro Severo apresenta proposta para combater violência nas escolas à Secretaria de Educação

O vereador Sandro Severo (PSB), apresentou na última quarta-feira (24), ao Secretário de Educação do Município,  Marcos Dal Bó e sua equipe, o anteprojeto criando as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Cipave´s nas escolas de Esteio. A proposta, que aguarda análise do Executivo, pretende, num esforço comum, preservar e auxiliar as escolas do município frente à realidade que afeta alunos e professores: a integridade física e o patrimônio público.

Durante o encontro, a coordenadora das Cipaves,  Luciane Manfro, da Secretaria de Educação do RS, explicou como foi feita a implantação do programa no Estado;  os principais recursos utilizados para convencimento da comunidade escolar e sua experiência nas coordenadorias de Educação. Ela ainda falou  sobre a formação de parcerias e os resultados da implantação a violência e aos acidentes no âmbito escolar.

Para o vereador, monitorar as condições de risco no que diz respeito a acidentes e violência, através de medidas preventivas, vai tornar a escola um lugar seguro. "Esteio está hoje entre as 20 cidades mais violentas do RS e devemos atuar na prevenção e no combate, iniciando pelas escolas, local de formação do futuro cidadão", afirma. A medida também visa fixar ações que unam professores, alunos, funcionários e pais, na busca do bem comum.

Cipave:

Caberá à comissão o desenvolvimento do trabalho de prevenção de acidentes, não somente nas escolas, mas também no lar, no trânsito, na comunidade em geral, com o objetivo de estimular a mentalidade de prevenção. Entre as atribuições estão a identificação dos locais de risco escolar e arredores, através de mapeamentos; a definição da frequência e a gravidade dos acidentes e da violência escolar; averiguação das circunstâncias e causas dos acidentes nas escolas, entre outras prevista na matéria.
A comissão será composta por alunos, pais; professores; direção da escola e  funcionários. A proposta segue nesta semana ao Executivo para análise e, se aprovado, volta para a Câmara em forma de projeto de lei para apreciação do Plenário.

Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156