Sandro Severo faz avaliação do mandato

O vereador Sandro Severo (PSB), que passou o cargo ao novo presidente Euclides Castro (PP), na manhã de hoje(28), em seu discurso, fez uma avaliação da gestão deste ano. De acordo com Severo, que assume a primeira secretaria da Mesa Diretora em janeiro de 2019, a Câmara realizou diversas ações e implementou, ao longo de 2018, novos conceitos e ferramentas de gestão que permitiram ao parlamento avançar em diversas áreas. Entre os compromissos centrais que alicerçaram a administração, estiveram os princípios básicos da transparência; da integridade; do controle dos gastos públicos; da legitimidade; da equidade; da responsabilidade; da eficiência e da probidade, fundamentados na complexidade do setor público. "Neste sentido, sensível com o momento financeiro pelo qual passam os municípios e estados e comprometidos com a busca de soluções para superar a crise, a Câmara progrediu na redução de despesas, consolidando importantes avanços na gestão, no controle e economia de recursos, bem como na informação e na transparência do trabalho junto à população, dando exemplo de austeridade com a máquina pública", assegurou. Esta atitude, iniciada em 2017, garantiu o primeiro passo para a modernização, o que resultou na economia de R$ 1 milhão, direcionada ao Hospital São Camilo, auxiliando na folha de pagamento dos servidores. Sandro ainda anunciou, com o fechamento das contas de 2018, mais uma economia de R$ 108 mil, totalizando R$ 1,1 mil devolvidos aos cofres públicos. Este valor, conforme dados administrativos, é a maior devolução da história.

Além disso, segundo Severo, as ações implementadas para qualificar os servidores e a aquisição de um novo software adquirido através de licitação, garantiram mais eficiência e controle nas despesas da Casa, racionalizando o gasto e otimizando a aplicação dos recursos. Um dos exemplos, de acordo com o vereador, foi a redução no uso do papel em quase 90% do processo legislativo. Com o sistema, a Prefeitura, que recebeu acesso direto ao programa, não precisa mais imprimir os projetos de lei para enviar ao Legislativo. No caminho inverso, a Câmara também passa todos os processos para o Executivo, sem uso de papel.

Ao longo de 2018, o Plenário foi o palco central de debates, votações e iniciativas de grande importância para a vida da comunidade esteienses. Também outros espaços do trabalho parlamentar, como as Comissões, Frentes Parlamentares e audiências públicas, também mobilizaram a comunidade em torno de temas relevantes como a segurança, educação, saúde e urbanização. Num ano intenso no Plenário, conforme levantamento, os vereadores apreciaram mais de 3 mil proposições. A maioria das matérias apreciadas - 1.925 - se refere a Pedidos de Providência em prol da comunidade. Também foram apreciados 322 projetos de lei; 157 Pedidos de Informação ao Executivo; 127 Requerimentos direcionados à diversos órgãos; 85 Anteprojetos de Lei, entre outras questões que passaram por votação da Câmara de Vereadores.

Severo aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores o trabalho de parceria e de transparência junto ao órgão público. "Certamente todos os servidores foram importantes no processo de desenvolvimento e de avanços realizados nesta gestão", destacou ressaltando que a harmonia entre os poderes constituídos foi a base para uma gestão de qualidade.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156