Símbolo do Autismo vai integrar placas de atendimento preferencial em Esteio

Lei de autoria do vereador Sandro Severo (PSB), foi sancionada nesta amanhã(2 de abril) pelo prefeito Leonardo Pascoal

02/04/2019 - Em cerimônia realizada na manhã de hoje(2 de abril),  na Câmara de Vereadores de Esteio, pelo Dia Mundial do Autismo, o prefeito, Leonardo Pascoal, sancionou a lei nº 7.128/2019, que obriga os estabelecimentos públicos e privados, entre eles,  supermercados, bancos, casas lotéricas, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral a inserir nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do autismo. O ato de assinatura, realizando durante o ciclo de palestras realizado pela Serviço Municipal de Educação Especial Inclusiva,  foi acompanhada pelo vereador proponente,   Sandro Severo (PSB), além do vice-prefeito, Jaime da Rosa e pela vereadora Fernanda Fernandes(PP). A matéria faz referência a Lei 12.764/2012 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estabelecendo diversas diretrizes para sua execução.

Em sua fala, o prefeito ressaltou sobre a importância do amparo ao autista, criando políticas públicas que possam melhorar a vida dos portadores do TEA. "Hoje mesmo já estou determinando a todas as nossas repartições públicas municipais que identifiquem os locais em que há sinalização de prioridade para que promovam as devidas alterações. Também vamos encaminhar correspondências para os demais órgãos públicos, estaduais e federais e também às representações dos estabelecimentos privados", assegurou.

Segundo Sandro Severo,  a intenção é criar um plano de conscientização da população sobre a existência dessa realidade, assegurando o respeito e o tratamento adequados para estas pessoas. "Precisamos enter o mistério e a complexidade do Autismo e a forma como deve ser incluído no cotidiano da cidade. É um projeto de uma minoria, mas que precisa ser olhada.  Familiares de pessoas com autismo relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil de identificar uma pessoa com autismo, pois a criança com autismo não apresenta alteração física, então muitas vezes temos que dar explicações o porquê está utilizando a fila prioritária ou aquela vaga no estacionamento. Agradeço a sensibilidade do prefeito em sancionar o projeto", falou.

Por Terezinha Bobsin   - Reg prof MTB/RS 7156