Solenidade marca o lançamento da Cipave em Esteio

A prefeitura de Esteio lançou na última segunda-feira (25), o programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência(Cipave), em  solenidade realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, que contou com a presença do prefeito, Leonardo Pascoal (PP) e dos vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira, além da coordenadora das Cipaves no RS, Luciane Manfro, Brigada Militar e comunidade.  De iniciativa do vereador Sandro Severo (PSB), a proposta transformada na Lei Municipal 6.642/17, pretende identificar as situações de violência e acidentes, combatendo e prevenindo suas causas.

A ideia, de acordo com o vereador proponente, é criar um canal de comunicação direto entre alunos, professores e pais para minimizar a situação de violência que vem refletindo, especialmente, na evasão escolar e repetência, causando até, danos psíquicos aos estudantes. A medida também visa fixar ações que unam professores, alunos, funcionários e pais, na busca do bem comum. "Monitorar as condições de risco no que diz respeito a acidentes e violência, através de medidas preventivas, vai tornar a escola um lugar seguro. Esteio está hoje entre as 20 cidades mais violentas do RS e devemos atuar na prevenção e no combate, iniciando pelas escolas, local de formação do futuro cidadão", afirma.

Para o prefeito Leonardo Pascoal  a criação das Cipaves  é um marco importante na cidade. "Nosso Município, como em todos os lugares, a questão da violência é uma demanda crescente no ambiente escolar. Estamos buscando soluções para isso através de um exemplo positivo que é a Cipave, implantada pelo Governo do Estado nas escolas estaduais. Espero que aqui em Esteio nós sejamos bem sucedidos neste projeto e, para isso, precisamos da colaboração de todos”, destacou.

Conforme a coordenadora das Cipaves,  Luciane Manfro,   depois de identificar situações de violência, acidentes e suas causas, é preciso formar parcerias com entidades para auxiliar no trabalho preventivo e estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar.

À Cipave caberá o desenvolvimento do trabalho de prevenção de acidentes, não somente nas escolas, mas também no lar, no trânsito, na comunidade em geral, com o objetivo de estimular a mentalidade de prevenção. Entre as atribuições estão a identificação dos locais de risco escolar e arredores, através de mapeamentos; a definição da frequência e a gravidade dos acidentes e da violência escolar; averiguação das circunstâncias e causas dos acidentes nas escolas. A coordenação das Cipaves ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, que formará um comitê responsável pelo trabalho das comissões. Segundo o Executivo,  o comitê será formado por integrantes da SME, das secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana e Cidadania e Desenvolvimento Social, além do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores.

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156

Fonte e foto: Prefeitura de Esteio