UPA 24 horas será assunto de reunião na Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio amanhã, 1º de agosto

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, de Esteio, vai ser tema de reunião amanhã, 1º de agosto, às 15 horas, na Comissão de Saúde da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Rute Pereira (PMDB), Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), na sala de reuniões do2º andar, no prédio do Legislativo. O prédio, localizado entre a Travessa Mário Cutruneo e a rua Novo Hamburgo, no bairro Olímpica, foi entregue à comunidade no final do ano passado e teve um investimento de R$ 2,6 milhões. A comissão, segundo os vereadores, quer saber a atual situação do local, que tem a capacidade de efetuar 150 atendimentos diários. Para a reunião foi convidado o secretário de Saúde, Gerson Cutruneo. O secretário também vai falar sobre as situações pontuais nas Unidades Básicas de Saúde. A atividade é aberta ao público.

UPA 24 horas

A unidade de Pronto Atendimento prevê serviço de Raio X, exames laboratoriais, eletrocardiograma, oito leitos de observação (pediátricos e adultos), leitos para atendimento de emergência com monitor cardíaco, respirador, oximetria e bombas de infusão, salas de curativos, medicação e inalação. A previsão é que a unidade funcione de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o Hospital São Camilo e a rede básica de saúde. Além disso, o custeio mensal dos serviços e atendimento deve ser mantida por recurso tripartite: União, Estado e município.

Por Terezinha Bobsin

Foto: Correio do Povo