Vereador Euclides propõe criação do Julho Amarelo

Nova data teria por objetivo conscientizar a população a se vacinar contra hepatites e a buscarem diagnóstico precoce.

21/08/2019 - Na sessão semanal da Câmara, realizada na terça-feira (20), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o anteprojeto 30/2019, de autoria de Euclides Castro (PP), que cria o “Julho Amarelo”. Para se tornar lei, a proposição precisa ser devolvida ao Legislativo, na forma de projeto e, depois, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

Durante a nova data comemorativa, ações relacionadas ao combate às hepatites virais seriam realizadas pela administração pública, anualmente. Euclides lembra que as doenças acima citadas representam um grave problema de saúde no país. “O Brasil tem como prioridade a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem contra a hepatite e buscarem o diagnóstico precoce, para estender a cobertura vacinal e identificar os milhões de brasileiros que desconhecem o fato de estarem infectados”, explicou o proponente.

Julho Verde passa a ser Junho Verde

Como em julho já acontece, anualmente, o Julho Verde, que visa a conscientização da posse responsável de animais e respeito ao meio ambiente, Euclides apresentou o anteprojeto 31/2019. A proposição, que também foi aprovada em plenário por unanimidade, transfere o evento para junho. Porém, a periodicidade anual do evento não será alterada, caso o documento seja devolvido à Câmara e novamente aprovado pela maioria dos vereadores.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio