Vereador Leonardo Pascoal conhece ações de combate ao Aedes Aegypti

A convite da coordenadora da Vigilância em Saúde, setor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Esteio, Maria Ceci Botelho, o vereador Leonardo Pascoal (PP) conheceu, na tarde de hoje (10), as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. O encontro ocorreu na nova sede do órgão, localizada na rua 24 de Agosto, 1200. Entre as ações que estão sendo tomadas pela administração da cidade para combater o inseto, estão as medidas de vigilância epidemiológica, para a prevenção e controle das doenças ou agravos, e vigilância ambiental, que busca o controle dos fatores de risco ambientais.

Algumas complicações na realização das ações, como, por exemplo, as pulverizações nas residências, foram apontadas na conversa, já que, segundo Maria, muitos moradores se recusam a abrir a casa aos agentes para verificar se há focos do mosquito. “Quando uma pessoa não permite que os agentes entrem em sua casa, o mosquito pode se reproduzir e gerar um problema que afeta outras pessoas”, disse o vereador. A coordenadora lembrou que foi enviado um projeto de lei pela Prefeitura à Câmara Municipal para reforço da equipe de campo e contratação de oito agentes de combate à dengue em caráter emergencial.  “Acreditamos que em janeiro já contaremos com esse auxílio”, disse a coordenadora. A votação do projeto deve ocorrer na próxima terça-feira, dia 15.

Por Marco Prass - estágio Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156