Vereador Mário Couto sugere programa "Pra Cego Ver"

Matéria também atinge a Câmara de Vereadores

22/04/2019 - O vereador Mário Couto (PDT),  quer que o Executivo remeta  em forma de Projeto de Lei, o anteprojeto que institui o programa denominado "Pra Cego Ver". Trata-se  da descrição de legendas descritivas das imagens e conteúdos postadas nas mídias sociais e canais de comunicação oficiais da Prefeitura Municipal de Esteio. As legendas deverão iniciar com a frase "#PraCegoVer", sendo seguidas por uma descrição resumida da imagem ou foto publicada. A ideia, conforme o vereador, é disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais e de conteúdo do poder público.

Segundo o vereador, o  projeto "Pra Cego Ver", já utilizado com sucesso por algumas figuras públicas e por alguns municípios do Brasil, pretende possibilitar que pessoas com deficiência visual total ou parcial, a leitura, inclusive das imagens postadas, através da utilização de aplicativo sintetizador de áudio. "Muito embora o aplicativo Facebook já possua a opção de inserir uma descrição da imagem postada, a maioria das pessoas ainda desconhece este recurso ou ignora a importância de tal atitude àqueles que deficiência visual e que utilizam frequentemente as redes sociais", explica.

Para o parlamentar a audiodescrição/descrição de imagens ainda é novidade, mas acredita que se tratar de uma iniciativa simples, inovadora, de extrema sensibilidade e importância para a plena acessibilidade da população com deficiência visual aos conteúdos publicados pelo Poder Executivo Municipal. "Os recursos são quase que nulos para sua implantação.Trata-se de uma iniciativa da professora baiana Patrícia Silva de Jesus, criado oficialmente em 04 de janeiro de 2012, sendo amplamente divulgado e adotado por diversas entidades brasileiras", disse.

A proposta, aprovada em Plenário na última terça-feira, 16, segue para análise do Executivo.

Mário Couto

Por Terezinha bobsin - reg prof MTb/RS 7156