Vereador Mário propõe criação da Semana Azul

Nova data tem por objetivo de valorizar e incluir a pessoa surda. Proposta foi aprovada na Câmara e segue para sanção do prefeito.

03/10/2019 - Na sessão semanal da Câmara, realizada na terça-feira (1), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o anteprojeto 35/2019, de autoria de Mário Couto (PDT), que cria a Semana Azul. Para se tornar lei, a proposição precisa ser devolvida ao Legislativo, na forma de projeto e, depois, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

Durante a nova data comemorativa, que vai acontecer anualmente, entre 24 e 26 de setembro, vão ser realizadas atividades com o objetivo de promover o respeito e valorizar a pessoa com deficiência auditiva. Além disso, campanhas de esclarecimento sobre os tipos de surdez e como evitar os casos em que ela é provocada por hábitos e estilo de vida vão ser promovidas. As ações serão realizadas em todo o município e devem ser organizadas pela Secretaria de Saúde.

Na justificativa apresentada em anexo ao projeto, Mário ressalta que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a surdez afeta 10% da população mundial e acomete, somente no Brasil, 15 milhões de pessoas.  Para o parlamentar, tais números fazem que seja necessário que o cidadão seja informado. “Torna-se fundamental que sejam desenvolvidas atividades que promovam a informação e a conscientização da população em geral acerca da surdez”, declarou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio