Vereador Sandro Severo aposta na prevenção contra violência, sugerindo a criação de Cipaves

Programa de Prevenção de Acidentes nas Escolas Públicas foi apresentado terça-feira14) na Câmara

Através da instalação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Cipave -,  o vice-presidente da Câmara Municipal de Esteio, Sandro Severo(PSB), pretende, num esforço comum, preservar e auxiliar as escolas do município frente à realidade que afeta alunos e professores: a integridade física e o patrimônio público. Esta é a finalidade do anteprojeto de lei apresentado terça-feira(14), ao Plenário e que teve aprovação unânime. A ideia, segundo o parlamentar, é criar um canal de comunicação direto entre alunos, professores e pais para minimizar a situação de violência que vem refletindo, especialmente, na evasão escolar e repetência, causando até, danos psíquicos aos estudantes. Para o vereador, monitorar as condições de risco no que diz respeito a acidentes e violência, através de medidas preventivas, vai tornar a escola um lugar seguro. "Esteio está hoje entre as 20 cidades mais violentas do RS e devemos atuar na prevenção e no combate, iniciando pelas escolas, local de formação do futuro cidadão", afirma. A medida também visa fixar ações que unam professores, alunos, funcionários e pais, na busca do bem comum.
          À Cipave caberá o desenvolvimento do trabalho de prevenção de acidentes, não somente nas escolas, mas também no lar, no trânsito, na comunidade em geral, com o objetivo de estimular a mentalidade de prevenção. Entre as atribuições estão a identificação dos locais de risco escolar e arredores, através de mapeamentos; a definição da frequência e a gravidade dos acidentes e da violência escolar; averiguação das circunstâncias e causas dos acidentes nas escolas, entre outras prevista na matéria.
    A comissão será composta por alunos, pais; professores; direção da escola e  funcionários. A proposta segue nesta semana ao Executivo para análise e, se aprovado, volta para a Câmara em forma de projeto de lei para apreciação do Plenário.
Sandro Severo.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156