Vereador Sandro Severo trata sobre projeto de prevenção de violência nas escolas

O vice-presidente da Câmara de Esteio, Sandro Severo (PSB), reuniu-se na tarde de ontem(4), com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Na pauta esteve a proposta de criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Cipave's, nas 23 escolas municipais.  A medida, apresentada pelo parlamentar em forma de anteprojeto ao Executivo e aprovada pelo Plenário, pretende criar uma rede de proteção aos estudantes, envolvendo pais, alunos e professores. "O prefeito já sinalizou com a possibilidade de mandar o projeto para a Câmara, que é uma das metas de 2017. Se aprovado, Esteio será o segundo município no estado a possuir o órgão", destaca.

As Cipave's visam  orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que juntos possam identificar situações de violência, acidentes e causas. Também objetivam definir a frequência e a gravidade com que ocorrem; averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações; planejar e recomendar formas de prevenção; formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo; estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar e realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola.

A primeira Cipave nasceu na cidade de Caxias do Sul, com o objetivo principal de trazer para o debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas municipais. A proposta inicial era de formar uma comissão interna na escola, que debatesse as questões que preocupavam a comunidade escolar, como a violência e os acidentes envolvendo os estudantes.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156