Vereadora Fernanda participa de reunião da Frente Parlamentar pela Psoríase do RS

Telediagnóstico foi um dos temas abordados no encontro, que foi realizado em Porto Alegre.

07/02/2020 - Na manhã de ontem (6), a vereadora Fernanda Fernandes (PP), se reuniu com integrantes da Frente Parlamentar pela Psoríase do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado na sede do projeto TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve por objetivo a apresentação dos serviços prestados pelos integrantes em projetos específicos, bem como promover reflexões sobre as  possibilidades da utilização do telediagnóstico como ferramenta (para se obter resultados mais precisos e em menos tempo), e ainda como forma de orientação aos profissionais de saúde e pacientes portadores da doença.

Fernanda é autora da Frente em Esteio, criada em 18 de abril de 2018 como um espaço de debate de questões relacionadas a qualificação de profissionais, além do esclarecimento e divulgação da psoríase e demais doenças de pele.

O projeto tem, ainda, entre suas competências a promoção do debate sobre os impactos do diagnóstico das enfermidades de pele na saúde pública e na vida dos pacientes, dar transparência aos dados sobre as doenças no município, e articular ações com frentes parlamentares semelhantes, que atuem na Região Metropolitana.

A psoríase é uma doença de pele comum, caracterizada por lesões vermelhas que descamam e surgem em forma de placas pelo corpo.  As causas da enfermidade não são conhecidas, mas acredita-se que sejam causadas pelo mau funcionamento das células T, que passam a atacar as células saudáveis, ao invés de apenas destruir organismos invasores. Afeta 10% da população e pode estar ligada a fatores genéticos. Embora se trate de uma doença sem cura, possui inúmeros meios de tratamento que podem amenizar os efeitos.

Participaram do encontro, a deputada que lidera a Frente, Fran Somensi (PRB); a representante da Psoríase Brasil, Gladis Lima; a representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia do RS (SDB/RS), Clarissa Prati; além da coordenadora do Projeto, Cyntia Molina, assessorada pelas profissionais: Manuela Martins Costa e Verônica Lucas de Oliveira Guattini.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: , ,