Vereadora participa de sessão do Parlamento Metropolitano em POA

Beatriz Lopes representa Câmara de Esteio em Parlamento que reúne membros de legislativos municipais da região

Na manhã de hoje, dia 19, a vereadora Beatriz Lopes (PT) esteve em segunda sessão plenária do Parlamento Metropolitano, realizada na sede da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, os vereadores presentes puderam ouvir explanação do superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Pedro Bisch Neto, em que ele explicou a atuação da empresa na área do remanejo do lixo e gestão de recursos hídricos.

Os parlamentares também puderam fazer questionamentos a respeito de temas relevantes de suas respectivas cidades. A vereadora Beatriz fez relato sobre situação da Estrada Passo do Nazário, que liga Esteio a Canoas, passando por Cachoeirinha e se encontra com trecho esburacado. Ela também lembrou o problema de áreas no entorno da RS-118, que já foram alvo de ocupações de terra e se encontram vazias. "Se ficam muito tempo paradas as obras, terão novas ocupações. Então, tem que estar sempre acompanhando esse projeto", declarou Beatriz.

Bisch Neto, respondendo os questionamentos da vereadora esteiense, afirmou que a obra está sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), portanto, fora da área de atuação da Metroplan e que não poderia fazer maiores afirmações. No entanto, classificou como "um martírio" a situação da rodovia, atualmente em obras. "Espero que o Daer consiga recursos, exigir um financiamento específico", afirmou o superintendente da Metroplan.

A próxima sessão do Parlamento Metropolitano está marcada para o dia 3 de julho e vai ser realizada na Câmara Municipal de Gravataí. Na oportunidade, vão ser empossados os presidentes e vices das comissões que formam o Parlamento. A vereadora Beatriz vai ocupar o cargo de presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.

Já no dia 23 de julho, vai acontecer, em Esteio, em local ainda a definir, a primeira reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

O Parlamento Metropolitano é um fórum que reúne representantes das Câmaras Municipais de todas as cidades que formam a Região Metropolitana de Porto Alegre e tem por objetivo debater soluções conjutas para problemas que afetam municípios da Grande Porto Alegre.

A instituição tem como presidente o vereador da Capital, Mauro Pinheiro (PT), como secretário geral Juarez Souza (PMDB - Gravataí), primeiro-secretário Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo) e segundo secretário Valentin Melo (PT - Nova Hartz).

O Parlamento é ainda dividido em seis polos legislativos regionais. A Câmara de Esteio faz parte do polo do Vale do Rio dos Sinos, que é presidido pelo vereador  Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita).

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156