Vereadores homenageiam 179 anos da Brigada Militar no RS

Os 179 anos da Brigada Militar no RS  foram comemorados pela Câmara de Vereadores na noite de ontem (29), durante o Grande Expediente Especial.  Proponente da homenagem, o presidente do legislativo, vereador Marcelo Kohlrausch(PSB), que conduziu a cerimônia, disse que a presença da Brigada Militar  é um referencial seguro  do cidadão, diariamente. "O soldado da nossa brigada vai muito além do trabalho da manutenção da ordem pública, pois não é incomum ver policiais no atendimento a todos os segmentos da sociedade, especialmente idosos, o que nos inspira e dá segurança", destacou.

Para o comandante do  34º Batalhão de Policia Militar de Esteio, tenente-coronel José Nilo Corrêa, depois de quase dois séculos de sua fundação, a Brigada Militar está, atualmente, perenizada no cenário riograndense como uma das mais importantes instituições do estado. Conforme Corrêa, mesmo com a defasagem de 20 mil homens e mulheres, a brigada vem cumprindo o papel fundamental da segurança pública, trabalho que desenvolve 24 horas do dia, sem distinção de feriados ou domingos. "Trabalho que vai desde aquela simples carona ao cidadão que perdeu o último ônibus da noite e não tem como se deslocar até sua residência, até o confronto armado com assaltantes, onde a vida dos policiais esta sempre em risco", afirmou, reforçando que a instituição tem a missão de preservar a integridade das pessoas de bem e seu patrimônio. José Nilo Corrêa também fez referência aos soldados destaques do comando de Esteio durante 2016, - soldados Alvin, Iolanda; Vasconcelos e Marlon - pela correção e eficiência no cumprimento do dever.

O secretário de Obras Viárias, José Luiz da Silva, que representou o executivo na solenidade, traçou um paralelo antes de 1996, quando deixou a corporação, ressaltando os avanços e a perdas da Brigada, até o momento, com salários parcelados pelo governo estadual.  "A brigada militar é um lubrificante da sociedade", falou.

Na oportunidade, o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch, entregou ao comandante da BM uma honraria do legislativo pelos inestimáveis serviços prestados à população esteiense.

A Brigada Militar, originalmente denominada Força Policial, foi criada em 18 de novembro de 1837. Em 5 de maio de 1841 passou a se chamar Corpo Policial. E em 1873 passou a denominar-se Força Policial e a partir da Proclamação da República no Brasil, em 1889, recebeu as seguintes denominações: Guarda Cívica (1889), Corpo Policial (1889) e finalmente Brigada Militar (1892).

Por Terezinha Bobsin
Reg prof MTb/RS 7156