Vereadores manisfestam apoio ao estudante esteiense com doença degenerativa

A pedido do presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), o Legislativo vai encaminhar, ainda nesta semana, uma moção de parabenização ao estudante esteiense, Cláudio Dusik, 41 anos, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido, agora possui o título de doutor, conquista alcançada na última semana, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dusik, que já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual.

Cláudio Dusik, é servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos,  o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software. É suplente de vereador pelo MDB.

Sandro Severo.jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156