Vereadores participam de entrega de porte de armas a guardas municipais

Quarenta e cinco agentes da Guarda Municipal de Esteio já podem trabalhar com armas de fogo na segurança do Município.

11/08/2019 - Durante a manhã de sexta-feira (9), o primeiro-secretário da Câmara, Sandro Severo (PSB), acompanhado das vereadoras Rute Viegas (MDB) e Fernanda Fernandes (PP), representaram a Câmara na cerimônia que marcou a entrega do porte armas de fogo na segurança do Município. O prefeito Leonardo Pascoal (PP) e o vice Jaime da Rosa (PSB) também estavam no evento, que foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura.

Na ocasião, os portes, que têm validade de cinco anos, foram entregues aos 45 agentes autorizados a trabalhar armados. Para receber a permissão, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal. Também foi necessário passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica.

Com a permissão inserida nas carteiras funcionais, os guardas já podem portar as pistolas na rua durante o horário de serviço. A autorização para a emissão dos portes foi concedida após acordo de cooperação técnica entre a Superintendência Regional de Polícia Federal do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal. O extrato da parceria foi divulgado no Diário Oficial da União no dia 22 de julho.

Durante pronunciamento, Sandro lembrou das etapas do projeto e as dificuldades enfrentadas pelo Executivo. “Hoje estamos coroando um trabalho iniciado em 2017, um grande desafio da Prefeitura”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou a parceria entre as corporações responsáveis pelo combate ao crime. “Esteio tem uma característica diferente de todas as outras cidades, que é a integração das forças de segurança, que trabalham de forma articulada e ajudam a reduzir os índices de violência”, frisou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Com informações da Prefeitura de Esteio