Vereadores participam de palestra sobre a qualidade da água do município

07/06/2019 - Os vereadores Felipe Costella e Rute Pereira, MDB), participaram na tarde de ontem(6), no salão Nobre da Prefeitura, do clico de palestras dedicadas à Semana do Meio Ambiente. O tema  “Águas de Esteio: análise e monitoramento”, tratou da parceria firmada em abril deste ano entre a SMMA e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para o monitoramento da qualidade dos cursos d´água do Município. A fiscalização já foi feita em diferentes pontos dos arroios Esteio e Sapucaia e, agora, o material coletado está em fase de análise. A atividade foi conduzida pelo  diretor técnico de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da SMMA, William Papi. Para ele, as transformações da natureza impactam na qualidade da água, diretamente em todas as atividades dependentes deste recurso. "Nosso objetivo geral é implantar em Esteio este programa para pensarmos em projetos de melhorias das condições ambientais da bacia do Rio dos Sinos, promovendo maior qualidade de vida e saúde da população”, disse.

A atividade seguiu com palestras da professora de Engenharia Ambiental e Biomedicina da Ulbra, também responsável pelo projeto de qualidade das águas em Esteio, Renata Farias Oliveira, do gestor da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Esteio, Ronaldo Alves, da técnica química da Corsan Rosiane Santos e do coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos Spessatto.

Os vereadores parabenizaram a secretaria pelo evento. "O meio ambiente e especialmente nossos arroios sempre são temas importantes para debate", falaram.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

registrado em: ,