Vereadores questionam retirada de projeto de verba destinada aos direitos dos animais

Uma nova reunião será agendada com a Ong Gata nos próximos dias

A retirada do projeto, por parte do Executivo, que prevê o recurso de R$ 100 mil para o Grupo de Amigos e Tratadores de Animais (Gata) foi tema de reunião na Câmara Municipal na tarde de ontem(13), na Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Bia Lopes (PT) e Michele Pereira (PT). A pedido dos vereadores, os secretários do Meio Ambiente, Sandra Silveira, e de Obras Viárias, José Luis da Silva explicaram aos vereadores as razões para a devolução do projeto ao Executivo. Conforme o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, no ofício enviado à Câmara, o motivo da retirada não ficou claro. “Não entendemos o motivo, já que o GATA foi a primeira entidade que se manifestou para fazer o trabalho voluntário e todos os anos são repassados recursos à ONG”, pontuou.

A secretária Sandra explicou que recebeu uma mensagem do presidente da ONG, Giovanni Gomes Streletcki, afirmando que, por faltar três meses para o final do ano e a ONG ter eleições da nova diretoria em novembro, foi decidido, em assembleia ,que não seria feito um convênio este ano, ficando a cargo da nova diretoria tratar das questões de castrações e atendimentos emergenciais dos animais. Como ela estava no cargo há pouco tempo e não tinha conhecimento da situação, pediu uma reunião com todas as ONGs pra entender a situação. “Me surpreendeu a maneira como o secretário anterior agiu. Ele trouxe a questão animal, mas não estruturou o sistema para funcionar com recursos da Secretaria de Saúde”, fala.

Outra questão, segundo Sandra, é se a Secretaria de Meio Ambiente deve ficar responsável pela administração dos direitos dos animais no município. “Acredito que é uma atribuição da Saúde. Isso ainda está em discussão. Contudo, se a responsabilidade ficar para a nossa secretaria, vamos tentar nos reestruturar e buscar da Saúde o que ainda resta de recursos”, destaca. Ainda,  de acordo com a secretária, o que havia pendente em relação a propostas eram as castrações e a ampliação do canil. “A ampliação ficou comprometida por recursos transferidos ao hospital, inviabilizando isso. Sobre as castrações, houve suspensão da ONG por não se achar em condições, em funções de os custos serem altos e a nova diretoria estaria para assumir em novembro”, explica.

Sobre o destino dos recursos recebidos, a secretária diz que “encaminharíamos R$ 100 mil para a ampliação e reestruturação do canil existente, até porque, como conseguimos uma sala de procedimentos para as castrações, com essa ampliação, teríamos compartimentos para o pós-operatório dos animais”. Ela diz ainda que foi feito concurso público para a contratação de um veterinário e que, com o que restar da restauração do canil, pretendem adquirir um veículo para transporte dos animais. “Também conseguimos um acerto para castrações em Cachoeirinha e vamos abrir um processo de licitação para realizar castrações com previsão de início no ano que vem”, diz.

Ficou definido que os vereadores solicitarão uma reunião com o responsável pela ONG GATA para entender a paralisação do convênio e porque as castrações e os atendimentos emergenciais ficariam a cargo da próxima gestão. Também participaram da reunião da comissão os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (SD), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Marcelo Kohlrausch (PDT).

Por Marco Prass - estágio de Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin  reg prof MTb/RS 7156