Vereadores reforçam junto à Caixa Federal cobrança pelo reinício das obras de microdrenagem da rua Bento Gonçalves

Os vereadores Márcio Alemão (PT), Leo Dahmer (PT) e o assessor do vereador Luiz Duarte (PT), Flávio Hiller, reuniram-se com o gerente executivo da Caixa Econômica Federal, Luciano Pires da Silva, ontem (10), em busca de  informações relacionadas a convênios  do município com o governo federal.

No encontro, que ocorreu nas dependências da Caixa em Esteio, os parlamentares questionaram os motivos da paralisação das obras de microdrenagem na rua Bento Gonçalves, que tem por objetivo a prevenção de alagamentos na região e o prazo para que esta intervenção seja retomada. Segundo o gerente, a Prefeitura de Esteio resolveu alterar o projeto, o que inviabilizou o andamento e a conclusão da obra, prevista para 30 de maio.

Para o vereador Márcio Alemão, o atraso é preocupante, pois a chegada do período de chuvas inquieta a comunidade em função do histórico de enchentes, especialmente nos bairros São Sebastião e Ezequiel. "É importante destacar que a obra já poderia estar na fase final de execução, mesmo com os possíveis ajustes", disse Alemão, que ainda lembrou, "sei da necessidade desta intervenção para os moradores e saímos com a sinalização positiva da Caixa da importância no reinício da ação que está paralisada", concluiu.

Conforme o projeto original, que teve a ordem de execução dada em dezembro do ano passado, a rede comportará 1,8 mil metros de galerias nos dois lados da rua para escoamento pluvial, no trecho entre a curva da Vila Ezequiel e o Arroio Esteio. Com investimento de R$ 2,4 milhões, estão previstas instalações de tubos de concreto armado com diâmetros que vão de 0,3m a 1,5m (os quais serão utilizados no ponto final da rede, em um ramal que desembocará no Arroio Esteio). O projeto prevê, ainda, a colocação de poços de visita e bocas de lobo, assim como a recuperação do asfalto e meio-fio nos locais que receberão os canos. A empresa  Plasma Pavimentadora e Construtora Ltda, é a contratada para executar a intervenção e recursos liberados pela Caixa. Atualmente, conforme dados da Caixa,  estão creditados na conta da Prefeitura R$ 467 mil e o restante será depositado conforme a intervenção tiver andamento.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTB/RS 7156
Dados e foto: Gabinete do Vereador Márcio Alemão