Vereadores tiram dúvidas sobre projetos aprovados para a saúde

Na tarde desta terça-feira (12), os vereadores que integram a Comissão Permanente de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT), se reuniu com representantes do Executivo. Na ocasião, os parlamentares trataram sobre projetos de lei provenientes da Prefeitura e aprovados na Câmara para a área da saúde. Jane Battistello (SD), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Rafael Figliero (PTB) também participaram do encontro.

O presidente da Comissão, vereador Jaime da Rosa tirou dúvidas com a secretária de Saúde, Ana Paula Goularte, acerca do valor dos projetos que concedem acréscimo de dotação orçamentária à Secretaria. Ele questionou o recurso de R$ 29 milhões, sendo que o informado pelo órgão, de acordo com ele, seria de R$ 45 milhões. A secretária explicou que se tratam de dois projetos;  um conferindo R$ 13 milhões de fonte federal e outro, de R$ 29 milhões, de fonte estadual. “O restante dos recursos se encontra em outras rubricas, chegando aos R$ 45 milhões”, afirma.

Outro assunto discutido pelos vereadores foi a resolução que confere gestão plena à Prefeitura para as verbas destinadas à Fundação São Camilo. Com isso, os recursos seriam repassados do governo federal diretamente para Esteio, sem intermediações do governo do estado. Segundo a secretária, o que muda com a medida são as formas de contratação. “Teremos uma regulação maior dos serviços e poderemos ampliar mais vagas. Vamos ter domínio maior dos contratos”, explica.

Também participaram da reunião o secretário de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva, e o diretor administrativo interino da Fundação São Camilo, Norberto Bierhals.

Por Marco Prass - estágio de Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156/RS