31/12/2010 - Câmara de Esteio empossa nova Mesa Diretora para o exercício de 2011

Austeridade, controle nos gastos públicos, parceria com o Executivo e decisões descentralizadas, foi o tom do discurso do novo presidente da Câmara de Vereadores de Esteio para o exercício de 2011, Luiz Duarte (PTB), durante a posse ocorrida na noite de hoje (30), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A nova Mesa  Diretora, eleita por unanimidade no dia 14 de dezembro, tem também a frente o vice, Felipe costella(PMDB),  1ª e 2ª Secretárias, vereadoras Michele Pereira (PT) e Therezinha Hller (PPS), respectivamente. Esta é a segunda vez que Duarte assume o Legislativo - a primeira foi em 2008.

Na oportunidade, o atual presidente, Sirlon Ribeiro (PMDB), fez um relato das principais ações realizadas durante este ano,  que inclui a aquisição do mobiliário  e a mudança do Legislativo para o prédio. Além disso, durante a cerimônia, Sirlon Ribeiro entregou ao prefeito, Gilmar Rinaldi, um cheque da economia deste ano da Câmara de Vereadores de Esteio - R$ 55,8 mil., mesmo com os gastos da transferência para as novas instalações. A ideia dos vereadores  é que parte do o recurso, ou seja, R$ 25 mil, sejam revertidos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio (Apae), visando o auxílio do pagamento do funcionalismo.
Silron, disse que deixa a presidência com a sensação de dever cumprido,. Ele explicou que foram votados neste ano mais de 250 projetos, entre eles, propostas importantes que mexem com a vida da comunidade, a exemplo  da mudança do Hospital São camilo em fundação.

Confira as ações deste ano:•Em relação prédio:

Construção da subestação de energia elétrica para o novo prédio da Câmara, no mês de fevereiro, exigência da AESSul, em função da demanda projetada;

Aquisição do equipamento de sonorização, de 42  aparelhos de ar condicionado,  dos móveis sob medida e em série, para os gabinetes dos vereadores, administração e plenário;

Instalação de divisórias leves em todas as salas da administração e em dez gabinetes de vereadores. As divisórias leves foram substituídas pelas divisórias acartonadas, que estavam previstas originalmente no projeto, fato que gerou uma economia aos cofres da Câmara de aproximadamente R$ 60 mil;

Contratação de empresa de vigilância 24 horas e instalação da cerca elétrica em todo o imóvel do prédio da Câmara;

Finalização da obra do prédio com ajustes necessários objetivando a mudança, que ocorreu no dia 27 de setembro. Recebimento definitivo da obra executada pela empresa Darcy Leal.

•Em relação a atividade legislativa:
•Apreciação e votação de mais de 250 projetos de lei, sendo a grande maioria de iniciativa do prefeito municipal;

•Realização da sessão solene em homenagem ao dia Internacional da Mulher, ocorrida em março, ainda no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Já no novo prédio, a realização de sessão solene em homenagem á Semana da Consciência Negra, que teve como ponto alto a entrega de distinção ao senador Paulo Paim.  Na mesma oportunidade, foi feita a inauguração da sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e a sala de reuniões Alberto Pasqualini. Hoje, ainda, teremos a homenagem dos 51 anos do Centro de Formação Teresa Verzeri.
•Realização de diversas audiências públicas, reuniões e debates sobre os mais variados assuntos, tanto convocados pela mesa diretora, quanto pelas comissões, dentre eles, poderia citar, o que trata da aleração do regime jurídico dos servidores, de celetista para estatutário..

•Aprovação pela Cãmara de Vereadores, após intensos debates, do projeto de lei que transformou o Hospital São Camilo em fundação;

•Em relação a administração da Câmara
•Decisões descentralizadas e democráticas sobre os assuntos importantes da Câmara, reunindo semanalmente a Mesa Diretora para opinar;

•Concessão da reposição salarial aos servidores da Câmara, em 7% no mês de maio;
•Adequação dos cargos de assessor legislativo, igualando os padrões, sem que houvesse aumento de despesas, atendendo assim exigência do Tribunal de Contas do Estado;

•Os gastos da Câmara de Vereadores em relação a arrecadação do município no ano de 2010, deve girar em torno 3%, bem abaixo da metade do índice máximo estabelecido na constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Importante registrar que neste ano forma adquiridos os móveis e equipamentos apontados na relação acima.

•Do orçamento da Câmara, foi realizado um repasse de R$ 10 mil ao Centro de Formação Teresa Verzeri para colaborar com a instuição no pagamento das férias e 13º dos funcionários.

Por Audrey Lockmann - Estágio Jornal

Terezinha Bobsin reg prof MTB 7156