Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

06/07/2009 - Esteio: Os 25 anos da escola Santo Inácio serão comemorados em sessão solene amanhã

Esteio: Os 25 anos da escola Santo Inácio serão comemorados em sessão solene amanhã

A pedido da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do vereador Luiz Duarte(PTB), a Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar amanhã, dia 7 de julho, às 19 horas, uma solenidade em homenagem aos 25 anos de fundação da Escola Municipal Santo Inácio. A medida, que tem apoio de todos os vereadores, visa destacar uma das maiores escolas municipais, com 1397 alunos. A cerimônia, que contará com apresentações  de artístas locais e de alunos da escola, faz parte de uma semana de programação oferecida à comunidade. "Fiz parte da primeira turma da escola, que funcionou, antes do prédio atual, na Igreja Santo Inácio e no Clube de Mães", comenta a presidente. Além disso, segundo a presidente da Câmara, a solenidade também faz parte da terceira edição da proposta de descentralizar d Legislativo para os bairros.

retornarClique aqui para retornar

06/07/2009 - Vereadora Jane Battistello participa de 7ª Cavalgada de São Pedro

Vereadora Jane Battistello participa de 7ª Cavalgada de São Pedro

Mais de 300 cavalarianos, entre eles a vereadora Jane Battistello (PDT), representando Esteio, enfrentaram a manhã gelada do dia 27, com os termômetros registrando 5 graus, com muito chimarrão, boinas e ponchos para participar da 7.ª edição da Cavalgada de São Pedro. A concentração começou por volta das 6 horas no Piquete Memórias do Passado, de Sapucaia do Sul, responsável pelo evento, reunindo tradicionalistas de várias cidades do Estado. Conforme Jane Battistello, que levou a bandeira de Esteio, o grupo cruzou a cidade em direção à Barca do Carioca, localizada no bairro Colonial, rumo ao CTG Querência Pampeana, em Nova Santa Rita. "Após cruzarem a barca, os cavalarianos enfrentaram três horas de estrada até a chegada em Nova Santa Rita", lembrou. Para uma das cavalarianas, Adriani Lislei Pertry, assessora da vereadora Jane Battistello,  o frio não atrapalhou porque a amizade e o amor pela tradição os acompanharam até lá.
O grupo pernoitou no Querência e retornou domingo (28) para participar no piquete do último dia da 2.ª Ronda Cultural de São Pedro, que se iniciou no dia 21 de junho. 

Mais fotos

Vereadora Jane Battistello participa de 7ª Cavalgada de São Pedro
Vereadora Jane Battistello participa de 7ª Cavalgada de São Pedro

25/02/2011 - Convênio entre o município e a APAE será mantido por mais um ano em Esteio

Convênio entre o município e a APAE será mantido por mais um ano em Esteio

    O convênio entre a prefeitura de Esteio e a Associação de Pais e amigos dos Excepcionais (Apae) está mantido, pelo menos durante um ano. A afirmação é da secretária de Educação e Esporte, Carla Mantay, durante a reunião realizada na tarde de ontem (24), entre a Câmara de Vereadores e a entidade. Durante o encontro, dirigido pelo presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), a secretária ressaltou que o Conselho Municipal de Educação vem apontando a irregularidade do convênio com a entidade, pois o sistema de inclusão, adotado em todo o país, determina que todas as crianças portadoras de necessidades especiais devem estar na escola regular. "Estamos nos adequando ao sistema de inclusão. Entretanto, reconhecemos o trabalho de extrema importância desenvolvido pela Apae. Não há nada que nos obrigue a acabar com o convênio. Por esta razão ele está sendo mantido. Estamos pensando nas crianças e em suas famílias", destaca. 
    Segundo o presidente da Apae, Afonso Tochetto, a entidade é filantrópica, sem fins lucrativos, e visa promover e articular ações na defesa de direitos, incentivar a presença, orientar, prestar serviços, dar apoio à família, direcionar a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência"O recurso repassado pelo município, é muito importante para dar continuidade ao trabalho desenvolvido com os alunos", salienta.
    De acordo com o presidente da Câmara, Luiz Duarte, uma nova reunião está agendada para o dia 10 de março, às 15 horas, no Plenário, desta vez com a presença do Conselho Municipal de Educação, Consultoria Jurídica da prefeitura; Apae; Federação das Apaes do RS , secretaria de Educação e vereadores, para esclarecer a importância da entidade para os moradores. 
Participaram do encontro os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), o presidente do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues, além da representante da Federação das Apaes do RS, Lúcia Centena.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

08/07/2009 - Câmara vai se reunir com todos os bancos ainda neste mês

Câmara vai se reunir com todos os bancos ainda neste mês


    Depois da reunião realizada na última quinta-feira, 2, entre Câmara de Vereadores de Esteio e representantes da Caixa Econômica Federal e Banrisul, sobre a redução do  tempo de espera nas filas bancárias de 30 para 20 minutos, projeto apresentado pela vereadora Jane Battistello (PDT),   os vereadores decidiram conversar com todos os segmentos bancários instalados na cidade. A informação é do presidente da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumir e Direitos Humanos, Luiz Duarte (PTB), que marcou a reunião para o dia 29 de julho, às 14 horas, no Plenário. A ideia é que todos os bancos, mesmo os particulares, possam se manigfestar. Conforme o gerente do Banrisul, Riberto Cezar Baptista, das filas formadas na agência, 20% são clientes  e 80% clientes de outros bancos para pagamento de água, luz e telefone,  que outros bancos não recebem. "A ordem da governadora Yeda Crusius é que o Banrisul atenda toda a população. Ninguém é barrrado ma entrada do banco", considera. O gerente da Caixa Econômica Federal, Marcos de Souza Oliveira, garantiu que as filas e o consequente tempo de espera, são o reflexo da falta de atendimento - na situação de pagamenbto de água, luz e títulos vencidos - dos bancos privados. "A Caixa está preocupada com o tempo de espera e a qualidade de atendimento aos usuários. Além disso, as lotéricas prestam um grande apoio à Caixa, o que desafoga o banco", ressalta.  O vereador SirlonRibeiro (PMDB) ressaltou que empresas têm utilizados pessoas idosas para fazer o trabalho de "office-boy", já que estes possuem privilégio de atendimento bancário.  Já o vereador Ari da Center (PSB) acredita que deveria existir uma regulamentação para que todos os bancos - tanto o público, como o privado - recebam contas de água e luz.  "Devemos discutir a lei que está em vigor, que prevê o tempo de espera de 30 minutos. Além disso, a lei precisa de fiscalização", declara o vereador Jaime da Rosa (PSB). O vereador Felipe Costella (PMDB) argumentou que o reembolso pela autenticação é muito pequeno. "Por isso os bancos privados não querem fazer a autenticação  de água e luz", salientou. A assessora da vereadora Jane Battistello, Adriani Petry, disse que a alteração é um pedido da comunidade, através das demandas que chegaram ao gabinete. "A ideia é resolver o problema", comenta. A vereadora Therezinha Heller (PPS) tamb´me participou da reunião.

25/02/2011 - Edson Portilho faz abertura do ano letivo de 2011 em Esteio

Edson Portilho faz abertura do ano letivo de 2011 em Esteio



    O coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Edson Portilho, abriu oficialmente o ano letivo em Esteio. A solenidade, com a participação de mais de 300 professores das oito escolas rede estadual no município, ocorreu na tarde de hoje(25), no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), do prefeito, Gilmar Rinaldi, da secretária de Educação, Carla Mantay, bem como os vereadores Sandro Severo (PSB) e Jane Battistello (PDT). 
    Conforme Portilho, Esteio foi a última cidade de abrangência da  27ª CRE no cronograma de aberturas, que se iniciou no dia 18 de fevereiro, em Nova Santa Rita e prosseguiu  em Triunfo, Canoas e Sapucaia do Sul. Durante cerca de duas horas, o coordenador falou sobre os eixos da gestão 2011 a 2014, entre eles a licenciatura; especializações; extensão; palestras de formação e parcerias com universidades públicas e privadas. Portilho falou um pouco de suas experiências no setor, e defendeu que a educação é um direito de todos. Alertou, porém, que é preciso considerar a mudança de público, com o passar dos anos. “É preciso ter muito cuidado. Hoje a composição de nossos alunos é diferente da escola pública de  dez anos. Nosso desafio é descobrir alternativas para nos adequarmos ao novo público, pois para muitos desses alunos, a escola pública é a única possibilidade de desenvolvimento”, disse. A cerimônia também contou com a palestra da professora Ana Felícia Guedes Trindade e a apresentação do Grupo Canta Brasil.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Edson Portilho faz abertura do ano letivo de 2011 em Esteio
Edson Portilho faz abertura do ano letivo de 2011 em Esteio
Edson Portilho faz abertura do ano letivo de 2011 em Esteio

09/07/2009 - Câmara de Esteio homenageia 25 anos de fundação da escola Santo Inácio

Câmara de Esteio homenageia 25 anos de fundação da escola Santo Inácio



Cerca de 200 pessoas acompanharam na noite de terça-feira (7) a solenidade da Câmara de Vereadores  de Esteio em homenagem aos 25 anos de fundação da escola municipal Santo Inácio, realizada no ginásio da entidade. A proposição foi da presiente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do vereador Luiz Duarte (PTB). A cerimônia, que contou com a presença dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Leonardo Dahmer (PT), Felipe Costella (PMDB), Ari da Center (PSB), Jane Battistello (PDT), além da secretária de Educação, Carla Mantay, foi dirigida pela presidente, Michele Pereira. Na oportunidade, o público pode acompanhar a apresentação do Coral Municipal, regido pelo maestro Pablo Lanzoni, bem como a apresentação de uma esquete pelos alunos da Escola,  além da apresentação musical do autor do hino da escola, Cézar Augusto Gaya.  A presidente da Câmara ressaltou a importância da escola para a comunidade do Santo Inácio. "A escola participa ativamente no processo pedagógico de nossas crianças, e,  se desenvolveu junto com o bairro", lembrou a  presidente que foi uma das alunas da primeira turma da pré-escola. A presidente da Câmara destacou que a homenagem
 também faz parte da proposta de descentralização do Legislativo para os bairros. "Além de conhecermos a realidade dos moradores, é a oportunidade da população saber o que está sendo votado durante as sessões", explica. 
O vereador Luiz Duarte lembrou das lutas para a criação do bairro e ressaltou o desenvolvimento da escola e sua importância para a comunidade. "Somos parceiros em todas as necessidades da escola e do bairro", comenta. Já a vereadora Therezinha Heller, presidente da Comissão de Educação, observou que todos os professores que passaram pela escola tiveram um papel importante na transformação dos moradores do bairro. Durante a solenidade, Michele Pereira entregou à diretora da escola, juntamente com o prefeito Gilmar Rinaldi, uma placa alusiva à data.

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia 25 anos de fundação da escola Santo Inácio
Câmara de Esteio homenageia 25 anos de fundação da escola Santo Inácio

09/07/2009 - Presidente da Comissão de Educação participa formação Continuada para as Equipes Diretivas para 2009

A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Menor, Therezinha Heller (PPS), participou na última quarta-feira, 8, da reunião entre professores e secretaria de Educação, no Salão Nobre da prefeitura. O encontro pretendeu discutir e fortalecer a relação entre a secretaria e as equipes diretivas para 2009. Segundo a secretária da pasta, Carla Mantay, o encontro também objetivou valorizar o trabalho de qualidade já realizado. "Passamos por um processo de readaptação tanto das escolas quanto da nova administração. A partir de agora, queremos articular em conjunto com as equipes as propostas para o ano de 2009".

 

Além disso,  a secretaria elaborou um cronograma de atendimento individual para debater os projetos e ações para cada escola de ensino fundamental (EMEF) e educação infantil (EMEI) do município. Entre as propostas está o Projeto Trocando Ideias com as Equipes Diretivas e os Encontros de Formação. As atividades contemplam, também, os conselhos escolares e a comunidade escolar. Para a presidente da Comissão, a iniciativa é importante, já que as formações buscam a sustentabilidade das escolas municipais.

28/02/2011 - Jane Battistello participa da Abertura Oficial do Ano Letivo no Município

Jane Battistello participa da Abertura Oficial do Ano Letivo no Município

 

A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Menor, Jane Battistello (PDT), participou na noite da última terça-feira, dia 22 de fevereiro da Cerimônia de Abertura Oficial do Ano Letivo de 2011, que aconteceu no Pavilhão de Agricultura Familiar do Parque de Exposições Assis Brasil. O evento, que teve participação do prefeito Gilmar Rinaldi e da primeira-dama, Cléa Esconsteguy, foi conduzido pela Secretária Municipal da Educação e Esportes, Carla Mantay.

O encontro, que reuniu mais de 1.200 pessoas entre professores, serventes, equipes diretivas e funcionários, contou com coquetel e o show do Musical Sérginho. Para a presidente da Comissão, que deu boas vindas aos educadores, o evento reforçou o comprometimento da administração com a educação como um todo no município e demonstrou a importância da valorização dos profissionais.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Jane Battistello participa da Abertura Oficial do Ano Letivo no Município
Jane Battistello participa da Abertura Oficial do Ano Letivo no Município
Jane Battistello participa da Abertura Oficial do Ano Letivo no Município

01/03/2011 - Esteio: Circulação de táxi de Sapucaia do Sul gera polêmica

Esteio: Circulação de táxi de Sapucaia do Sul gera polêmica

A circulação de um táxi lotado em Sapucaia do Sul dentro dos limites de Esteio tem gerado discussão entre representantes da categoria. O assunto foi um dos temas da reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira (1º) entre taxistas dos dois municípios, presidentes de sindicatos e os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) e Leonardo Dahmer (PT).

Jucelito Santos, que trabalha no município vizinho, costuma guardar o carro em um posto de gasolina em Esteio, onde mora. Segundo ele, essa é a alternativa mais viável, uma vez que trabalha sob contrato com empresas que exigem pontualidade. “Não vejo problema, pois não estou atrapalhando ninguém”, ressalta. A justificativa, porém, não agrada alguns colegas, como Paulo Pinheiro, que é diretor do Sindicato dos Taxistas de Esteio: “Acho que se houver denúncias, devem ser investigadas”. Apesar dos questionamentos, eles concordam que não existe legislação específica a respeito.

Outro tema debatido no encontro, levantado por James Paul, também taxista,  foi a questão da inadimplência referente a contribuição sindical em Esteio, conforme prevê o artigo 608 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Pedimos para o secretário de Trânsito de Esteio fazer cumprir essa lei, pois o sindicato precisa se manter. Ele assinou, há dois anos,  um documento contendo reivindicações e até agora não tomou providências”, acrescentou James. Ele ainda destacou que a reclamação é mesma nas demais cidades da região, mas que em Sapucaia a adesão é maior, uma vez que o sindicato de lá trabalha em parceria com a Secretaria de Trânsito.

Leonardo Dahmer, presidente da Comissão de Urbanização e Transporte da Câmara, encerrou a reunião comunicando que deverá ser realizada uma análise jurídica das leis vigentes e se cabe ou não questionar a respeito. Segundo ele, para um próximo encontro com data a ser definida, serão convidados os secretários de Trânsito de Esteio e Sapucaia do Sul, representantes dos sindicatos das duas cidades e membros do departamento jurídico da Câmara e da prefeitura de Esteio.


Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Esteio: Circulação de táxi de Sapucaia do Sul gera polêmica

10/07/2009 - Empossado novo presidente do Rotary Club de Esteio

Empossado novo presidente do Rotary Club de Esteio

A presidente da Câmara de Vereadores, Michele Pereira (PT), participou da posse do novo presidente do Rotary Club de Esteio,  Roberto Fonseca Galdino, na noite de ontem (9), em jantar confraternização, no Clube Aliança. Na oportunidade, a presidente foi recebida pelo governador  do Rotary Internacional, Paulo Meinhard  e a esposa Ilona Meinhardt. Galdino assume a direção rotariana do distrito 4670 para o biênio 2009/2010, no lugar de João Valente. A presidente da Câmara ressaltou que o Legislativo está aberto para futuras parcerias. "Estamos engajados em todos os processos de apoio à comunidade e o rotary faz um grande trabalho na cidade", explica.  O novo presidente do Rotay lembrou que o distrito de Esteio completou 52 anos no último dia 29 de junho. Já o governador Meinhardt falou sobre a tradição dos rotarianos, em auxiliar os necessitados, além de explicar o projeto Aguapé destinado a recuperação do  rio Gravataí. Participaram da atividade a irmã Anna Garaffa, integrantes da Pastoral da Criança e rotarianos.

Mais fotos

Empossado novo presidente do Rotary Club de Esteio
Empossado novo presidente do Rotary Club de Esteio

12/07/2009 - Comissão de Finanças vai discutir repasse de recursos de R$ 70 mil para a Setg amanhã


A Câmara de Vereadores de Esteio, através da Comissão de Finanças e Orçamento, vai debater amanhã (13), às 16 horas, no Plenário, o recurso de R$ 70 mil repassado a Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (Setg), no ano passado. A verba foi destinada à entidade para a realização da Semana Farroupilha. Segundo o presidente da Comissão,  vereador Jaime da Rosa (PSB), a discussão será sobre a prestação de contas da entidade ao Executivo. Para o encontro foram convidados o secretário de Arte e Cultura, Rafael Figliero, além de integrantes da Setg. A Comissão também é composta pelos vereadores Therezinha Heller (PPS) e Leonardo Dahmer (PT). A atividade é aberta ao público.

14/07/2009 - Comissão de Finanças da Câmara investiga prestação de contas da Setg

Comissão de Finanças da Câmara investiga prestação de contas da Setg

A prestação de contas  da Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (Seteg), relativa a realização da Semana Farroupilha de 2008,  foi discutida durante mais de duas horas pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, na tarde de ontem (13), no Plenário. A pedido dos integrantes da Comissão, os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller(PPS), o ex-presidente do Setg, Hermes Palharino, explicou sobre a documentação - notas fiscais - entregue ao Executivo que se refere a  verba de R$ 70 mil para a realização da atividade cultural, que segundo a Comissão de Finanças possui irregularidades. Na oportunidade, Palharino confirmou a utilizadação do documento fiscal, no valor de R$ 37,8 mil. O presidente da Comissão, Jaime da Rosa, disse que as supostas irregularidades foram apontadas devido a uma denúncia ao Legislativo de falta de pagamento da Setg na prestação de serviços durante a Semana Farroupilha. De acordo com a Comissão, a nota apresentanda ao Executivo é da Associação dos Prestadores de Serviços do Parque de Exposições Assis Brasil. "A Comissão foi até o local e esta entidade não existe no endereço citado na nota fiscal", comenta.  Palharino, acompanhado pelo ex-secretário da Setg, Celmar Brum e da ex-tesoureira, Angela Ruas, relatou o problema para a prestação de contas devido aos diversos serviços informais que não possuem nota fiscal. "Para nós, isso é legal", reforçou. Além disso, os vereadores questionaram outras notas fiscais supostamente com problemas. Para o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Mezzanotti, a falta de pessoal no setor está dificultando a análise dos documentos apresentados pela entidade. "Até a regularização, a entidade não receberá recursos do Executivo. Possivelmente a prefeitura deve vetar a verba do projeto enviado à Câmara, no valor de R$ 55 mil", disse A Câmara vai marcar para amanhã, 15, à tarde, no Plenário, uma reunião com oa Coordenadoria do Controle Interno da prefeitura, responsálvel pela análise da legalidade dos atos dos administradores municipais.`Participaram do debate os vereadores Ari da Center (PSB), Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB).

Mais fotos

Comissão de Finanças da Câmara investiga prestação de contas da Setg
Comissão de Finanças da Câmara investiga prestação de contas da Setg

retornarClique aqui para retornar

02/03/2011 - Câmara de Esteio vai realizar exposição na Semana Estadual da pessoa com deficiência

Câmara  de Esteio vai realizar exposição na Semana Estadual da pessoa com deficiência

    Está tramitando na Câmara de Vereadores de Esteio, a proposta de iniciativa do vereador e vice-presidente, Felipe Costella (PMDB), que pretende realizar uma exposição dos trabalhos realizados pelas entidades que atendem as pessoas portadoras de deficiência.  Conforme o projeto, a exposição vai ocorrer de 22 a 26 de agosto, durante a semana estadual. A ideia central, segundo ele, é motivar as pessoas a integrarem-se aos seus meios de convívio para que ela tenha os seus direitos respeitados, dentro da família, dentro do bairro, da escola, pelos amigos. “Só assim eles podem conquistar um espaço e a exercer sua dignidade”, disse. 
    Felipe Costella também está propondo a realização de uma sessão solene para homenagear os 45 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio (Apae), que vai ocorrer em 21 de abril. A solenidade, conforme o projeto, vai ser realizada em 26 de abril, na sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.

Notebook:
Durante esta semana, Felipe Costella fez a doação de um notebook ao aluno e voluntário da Apae, Márcio Lori, 38 anos. Conforme a diretora da entidade, Tatiana Tanara Melo Figueiredo, o equipamento foi doado ao aluno como forma de reconhecimento pelo trabalho de apoio desenvolvido  na Apae. "Há vários anos Márcio vem juntado peças usadas  para montar um equipamento para seu uso. Ele, com certeza, ficou muito feliz", ressaltou. Márcio Lori é estudante do Educação para Jovens e Adultos e, no turno inverso presta trabalho voluntário na Apae. 
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara  de Esteio vai realizar exposição na Semana Estadual da pessoa com deficiência

14/07/2009 - Comissão de Finanças de Esteio vai se reunir com a Coordenadoria do Controle Interno amanhã


Na pauta estará a prestação de contas da Setg

    A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir amanhã, dia 15, às 14 horas, naSala de Sessões Alberto Pasqualini, com a Coordenadoria do Controle Interno, setor da secretaria da Fazenda da cidade. Na pauta estará a prestação de contas da Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (Setg) sobre os R$ 70 mil, verba do Executivo, destinados à realização da Semana Farroupilha de 2008. A medida, conforme os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), visa auxiliar a Comissão na investigação sobre supostas irregularidades das notas fiscais apresentadas pela entidade. Os esclarecimentos iniciaram-se depois de uma denúncia ao Legislativo sobre a falta de pagamento de serviço prestado à entidade. Os ex-integrantes da Setg prestaram depoimento à Comissão ontem (14) à tarde, no Plenário. 
    O Controle Interno é um setor das prefeituras que analisa a legalidade dos atos dos administradores municipais; acompanha a execução orçamentária financeira; analisa e emite parecer sobre as prestações de contas de adiantamento; analisa e emite parecer sobre editais, minuta de contratos, termos aditivos ao contrato, reconhecimento de dívida; analisa a legalidade e instrução processual das despensas e inexigibilidade das licitações.
 A Coordenadoria do Controle Interno acompanha também a execução das metas e programas do governo municipal e auxilia o Tribunal de Contas do Estado nas informações que venham a ser solicitada pelo controle externo.

02/03/2011 - Antreprojeto quer proibir uso de equipamentos de proteção da área de saúde fora do trabalho


A ideia é evitar a contaminação por microorganismos

A vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB) encaminhou ao Executivo na última semana um anteprojeto proibindo o uso de equipamentos individuais de proteção fora do ambiente laboral dos trabalhadores na área da saúde. De acordo com a vereadora, a proposta pretende que os funcionários e médicos não utilizem, por exemplo, os jalecos ou outras indumentárias próprias do trabalho em ambiente de saúde, em outros locais, além de óbvia, já adotada pelas autoridades sanitárias no Brasil. A proposta, segundo Marli, pretende evitar que microorganismos sejam transportados para pessoas que estejam fora do ambiente hospitalar, ambiental, odontológicos ou laboratorial, por meio de roupas, jalecos ou outras peças usadas durante  o período do trabalho. " A contaminação cresce proporcionalmente ao tempo, às características do atendimento e é mais intensa em áreas de contato como bolso e mangas. Esta medida seria extremamente benéfica para proteger a saúde da população", explica. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

03/03/2011 - Harri Zanoni retorna à Câmara de Vereadores de Esteio amanhã

Harri Zanoni retorna à Câmara de Vereadores de Esteio amanhã

O suplente de vereador Sandro Severo(PSB) passa hoje(3) a cadeira na Câmara de Vereadores de Esteio ao titular, Harri Zanoni (PSB). Harri havia se afastado durante 30 dias, sem remuneração, para cuidar de assuntos pessoais. O vereador aproveitou a licença, inclusive, para se qualificar através de um curso realizado no Instituto Gamma de Assessoria de a Órgãos Públicos, que presta assessoria ao Legislativo de Esteio. O objetivo da qualificação, custeada pelo próprio vereador, foi conhecer os procedimentos para a identificação de problemas na gestão administrativa dos poderes executivo e legislativo, bem como, as entidades da administração indireta.
Para Sandro Severo, foi uma oportunidade única de conhecimento e de grande importância, já que pode participar ativamente do trabalho Legislativo, especialmente nas comissões Permanentes, bem como conhecer o papel do vereador. "Esses 30 dias foram especiais e de um grande aprendizado", disse o vereador em seu Grande Expediente.
Durante sua passagem pela Câmara. Sandro Severo apresentou, entre outros, o projeto que cria o teste vocacional para estudantes do último ano da rede municipal de ensino.

Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Harri Zanoni retorna à Câmara de Vereadores de Esteio amanhã

16/07/2009 - Câmara entrega agasalhos arrecadados para o Executivo

A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT) e o vereador Luiz Duarte (PSB), entregaram ao Executivo na última semana, as doações que chegaram ao Legislativo da "Campanha do Agasalho 2009. Abrace esta causa”. A intenção, de acordo com a presidente, é de reforçar a campanha realizada pela prefeitura e destinar os agasalhos arrecadados à entidades assistenciais que prestam serviços voluntários para repasse às famílias carentes da cidade.

 

16/07/2009 - Comissão de Finanças vai convocar nova reunião com Controle Interno da prefeitura no caso da Setg

 A Câmara de Vereadores de Esteio vai convocar nova reunião com o setor de Controle Interno da secretaria da Fazenda para a próxima semana. A informação é do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jaime da Rosa (PSB), e dos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), que pretendem esclarecer possíveis irregularidades nas notas fiscais da prestação de contas da Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (Setg) relativa à Semana Farroupilha 2008. O encontro que a Comissão havia solicitado uma reunião na última quarta-feira (15), foi cancelada devido ao período de férias de um dos integrantes da Coordenadoria.

 

03/03/2011 - Câmara de Esteio promove audiência pública e ato solene

O problema da segurança no bairro Tamandaré, reclamação constante de quem mora nos arredores da estação Luis Pasteur da Trensurb, na divisa entre os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul, será tema de audiência pública. O encontro, que será realizado hoje,  03 de março, às 19 horas no Plenário da Câmara, foi um pedido da Comissão de Segurança Pública e deve contar com a presença de representantes da Associação de Moradores do bairro, secretários de Segurança Pública das duas cidades, Ministério Público, Brigada Militar, CDL e lideranças comunitárias da região.

E ainda outro assunto que deve ser tratado em reunião marcada para o dia 10 às 15 horas, é a situação do convênio entre a APAE e o município. Devem participar da conversa a Secretaria de Educação e representantes da instituição, além dos vereadores e departamento jurídico do Legislativo.

Já no dia 15, às 19h30min, a Câmara promove um ato solene em homenagem ao Dia do Artesão. O evento ocorre durante a sessão ordinária e tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Acise, Sebrae. A ideia foi da vereadora Michele Pereira (PT) e visa chamar atenção para o projeto “Venha Crescer com Esteio”, que é pioneiro no Estado e tem aprovação de mais de 90 % dos integrantes. O projeto rendeu à prefeitura o selo Sebrae Prefeitura Empreendedora 2010.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

17/07/2009 - Comitê do PAC de Esteio debate segurança na RS 118

Comitê do PAC de Esteio debate segurança na  RS 118
A segurança dos usuários da RS 118 foi debatida em audiência pública realizada na manhã de ontem (16) na Sala Sarmento Leite, na Assembléia Legislativa, com a presença dos integrantes do Comitê do PAC da Câmara de Vereadores de Esteio, Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS). O encontro foi promovido pelo Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura da Região Metropolitana, coordenado pelo Deputado Estadual Ronaldo Zulke. A intenção do encontro foi de buscar prioridade do trecho da rodovia  entre os municípios de Sapucaia do Sul e Cachoeirinha.

Na ocasião foi criado um grupo de trabalho para desenvolver uma proposta emergencial que possa atender às necessidades de segurança dos usuários da RS 118 no trecho entre Sapucaia do Sul e Cachoeirinha. O grupo será liderado pelo Secretário de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, com o apoio de engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que vai formular uma proposta para melhorar a segurança dos usuários da RS 118 para ser aplicada imediatamente. 

O deputado informou que o comitê irá realizar um levantamento sobre os acidentes no trecho para subsidiar a proposta que está sendo elaborada pelo grupo de trabalho e sugeriu que as escolas ao longo da via estudem uma forma adequada para melhorar a segurança dos aluno.

Os técnicos vão se reunir na próxima quinta-feira, dia 23, às 9h, na Câmara de vereadores de Cachoeirinha. O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura da Região Metropolitana marcou novo encontro no dia 3 de agosto, às 9 horas, no Novo Campus da Unisinos, em São Leopoldo.

Mais fotos

Comitê do PAC de Esteio debate segurança na  RS 118

Ações do documento