Acúmulo de resíduos do Rio Gravataí gera questionamento à Fepam

Vereador quer informações sobre o monitoramento na extensão dos arroios. A preocupação é que a degradação atinja a bacia em Esteio, já que o Gravataí desagua no rio Cachoeirinha, vizinho ao município

15/02/2023 - Preocupado com a contaminação após acúmulo de resíduos que ainda represam o Rio Gravataí  e a  possibilidade da degradação  atingir a bacia do Rio dos Sinos, em Esteio, pela proximidade da cidade com Arroio Cachoeirinha, o vereador Marcelo Kohlrasuch(PSB), com aprovação da Câmara Municipal, vai encaminhar um oficio à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam).  No documento, apresentado durante a sessão da última terça-feira (14), Kohlrausch questiona se está ocorrendo fiscalização e monitoramento das margens dos arroios em toda a extensão das cidades que podem ser atingidas. A ideia é alertar para que medidas urgentes sejam adotadas nos arroios Gravataí e Cachoeirinha para que os  resíduos que continuam descendo nas bacias – e Esteio é a última -  alcancem a cidade. “O grande problema é que o rio Gravataí desagua em Cachoeirinha, que por sua vez é vizinho de Esteio”, destaca. O vereador sustenta que, uma vez que  estes rios  e canais  desaguam no município, “é preciso que seja realizada fiscalização das margens dos respectivos canais para que a natureza local sofra o menor impacto ambiental possível”, falou.

No ofício, o parlamentar também quer saber quais programas de educação ambiental da Fepam são desenvolvidos junto à comunidade ribeirinha e se existe parceria junto às secretarias de educação dos municípios. O governo do Estado também deve ser oficiado com questionamentos a respeito dos programas de educação ambiental destinados descarte de lixo nos rios.

Comunicação Social - Assessoria de Imprensa