Anteprojeto que permite passageiros de ônibus descer fora de paradas é aprovado

Proposta do vereador Luciano Battistello (MDB) cria o programa Desembarque Seguro e precisa ser reenviada pela Prefeitura para tornar-se lei.

20/01/2021 – Aumentar a segurança dos passageiros do transporte público de Esteio, ao permitir que condutores de ônibus e lotações façam o desembarque de passageiros fora das paradas, entre 21h e 5h. É o que sugere o vereador Luciano Battistello (MDB) no anteprojeto 6/2021, aprovado, por unanimidade, durante a última sessão da Câmara, realizada na terça-feira (19).

A proposição do parlamentar determina que qualquer passageiro possa desembarcar em todos os locais onde for permitido estacionar ao longo do trajeto dos coletivos, durante a noite e madrugada. Esta disposição valerá para todos os dias da semana e também será aplicável às pessoas que estejam acompanhando portadores de deficiência, mulheres e pessoas com mais de 60 anos, desde que desçam do ônibus de maneira conjunta e simultânea.

Para o autor da proposta, a medida visa proteger os usuários da violência no transporte público. “Esta medida é de suma importância para quem trabalha e estuda até tarde, pois neste horário as pessoas usuárias deste meio de transporte ficam vulneráveis e a mercê da criminalidade”, explica Luciano.

Agora, já aprovado em plenário, o anteprojeto será enviado à Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Anteprojeto que permite passageiros de ônibus descer fora de paradas é aprovado 2.JPG

#paracegover: banner azul, com foto do plenário da Câmara no fundo, logo da Câmara Municipal de Esteio e legenda "Câmara aprova proposta permite passageiros de transporte público descer fora do ponto, durante a noite" e foto do vereador Luciano Battistello discursando no púlpito da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.