Aprovado projeto de lei proibindo vasos que armazenem água no Cemitério 2 de Novembro

03/05/2019 - A Câmara de Vereadores aprovou na última terça-feira, 30 de abril, a proposta proibindo a manutenção de vasos, floreiras e outros recipientes, bem como de buquês de flores artificiais ou naturais, que estejam acondicionados em sacos plásticos que impeçam o escoamento de águas sobre os jazigos nas dependências do Cemitério Municipal 2 de Novembro, em Esteio. A ideia é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. A matéria, de iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes(PP), recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação nesta terça-feira, 23 e vai seguir para apreciação do Plenário nos próximos dias.

De acordo com o texto, o descumprimento acarretará penalidades impostas pela Lei Municipal nº 3.251, de 07 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o controle das populações animais e controle de zoonoses na cidade. Para a vereadora, os cemitérios são propícios ao desenvolvimento de criadouros destes mosquitos, uma vez que são colocados neste local vasos, recipientes e outros objetos com finalidade de enfeitar as sepulturas. "São objetos que ficam expostos ao tempo e muitos acumulam água da chuva", explica.

Segundo a parlamentar, a luta contra a dengue é permanente. "Depende de todos, em qualquer lugar, o tempo inteiro, de todas as maneiras. Entendemos que esta é apenas uma frente de luta contra esse mal, que infelizmente, muitas vezes, só percebemos o seu perigo e sua gravidade, quando temos alguém próximo acometido por esta doença. Vamos aguardar, agora o retorno do prefeito", falou.

Fernanda.jpg

A matéria segue para avaliação do Executivo.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156