02/10/2009 - Comissão de Finanças se reúne para debater emendas na LDO na segunda-feira, 5

Vereadores têm até o dia 6 de outubro para protocolar emendas na secretaria

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio,  através dos vereadores Jaime  da Rosa (PSB), Therezinha Heller(PPS) e Leonardo Dahmer (PT), vai se reunir segunda-feira, dia 5, às 19 horas, no Plenário. Na pauta vão estar as emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2010, retiradas durante a audiência pública realizada pela Comissão na última quarta-feira(30/09). A matéria financeira da cidade, que vai servir de base para o orçamento do próximo ano,  recebeu diversas sugestões da comunidade, entre elas do Grupo de Amigos e Tratadores de Animais (Gata), Sindicato dos Servidores Municipais (Sisme), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conselhos municipais, entre outros segmentos da sociedade. Segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, a data limite para apresentação de emendas é dia 6 de outubro. A LDO vai entrar na pauta de votação dia 13 de outubro e deve ser devolvida até o dia 15 ao Executivo para sanção. Os interessados em verificar como e onde será aplicada a verba pública, podem procurar o link TRANSPARÊNCIA .

Confira algumas sugestões:

Sisme:
Inclusão na LDO da
equiparação de salários dos servidores do Hospital São Camilo, que exercem a mesma função;
Gata:
verba para a realização das castrações de animais de rua;
Escola João XXIII: recurso para ampliação da escola;
APAE: Aumento no repasse para a entidade
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica): repasse de verba que possibilite a implementação de políticas definidas pela entidade e manutenção do conselho;
Associação de Moradores do Bairro Três Marias: verba para o desenvovimento de projetos da associação
Conselho Tutelar: inclusão de direitos trabalhistas como pagamento de férias e 13º salário aos conselheiros

INVESTIMENTOS - a projeção da peça orçamentária para o ano que vem é de R$ 168 milhões. Deste montante, pouco mais de R$ 17,4 milhões referem-se ao orçamento do Hospital  São Camilo. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de  R$ 46 milhões; e Saúde com pouco mais R$ 16,7 mihões. O orçamento deste  ano tem receita estimada em R$ 105 milhões. Os recursos de 2009 para as principais pastas foram da Educação, com o valor de R$ 33,3 milhões;  Obras e Serviços Urbanos com R$ 9,2 milhões e Saúde com R$ 10 milhões. Já para o HSC, o recurso é de R$ 16,5 milhões.