09/01/2009 - Esteio vai ter primeira Praça da Juventude do RS

Esteio vai ter primeira Praça da Juventude do RS

Câmara de Vereadores esteve presente ao ato de anúncio da verba federal de R$ 1,5 milhão hoje pela manhã

Esteio vai ser a primeira cidade do RS a contar com a implementação do projeto Praça da Juventude, que faz parte do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) do governo federal. O repasse do recurso, no valor de R$ 1,5 milhão  - que tem uma contrapartida de R$ 30 mil do município, foi anunciado na manhã de hoje (9), pelo secretário Executivo do Pronasci, Ronaldo Nado Teixeira, ao prefeito Gilmar Rinaldi, com a presença da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do vice-prefeito, Fladimir Costella, no salão Nobre da prefeitura. A idéia é construir um complexo poliesportivo, oferecendo um espaço de recuperação e  inclusão social  para jovens, no Parque Glavany Guedes, visando evitar a opção pela criminalidade.  Nado explicou que Esteio apresentou o pedido no final do ano passado  - numa viagem do prefeito e do vice  à Brasília - e que a cidade está dentro dos critério necessários, definidos pela União. "Outras cidades também podem se cadastrar no projeto", ressaltou Nado, observando que o projeto não se restringe a apenas uma praça por município. "Podem haver mais espaços como este na cidades", comenta. Uma maquete da praça foi apresentada aos participantes, que prevê um compelxo com quadras de vôlei de praia, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, teatro de arena, vestiários, além de um salas de reunião, administração e sala de ginástica, entre outras modalidades.  A presidente da Câmara ressaltou a importância do gestor do município estar atento aos programas de melhorias oferecidos pelo governo federal,  a exemplo do Pronasci, trazendo benefícios aos moradores. Michele disse que a proposta  servirá a comunidade esteiense, principalmente os atletas do município. Atualmente temos a  Associação dos Corredores de Rua de Esteio - ACORES,  que ,com muito esforço tem conseguido destacar seus atletas em nível nacional e mundial. Agora, com essa grande estrutura, temos a convicção que futuros atletas terão suporte na cidade. Esteio está de parabéns por mais essa importante melhoria", comenta. Na oportunidade, o prefeito recebeu do secretário  40 coletes à prova de balas que serão repassados à Guarda Municipal. Além disso, também foram entregues bolas;  uma bandeira do Brasil e camisetas confeccionadas pelos apenados do Sistema Prisional. O prefeito solicitou, ainda, que Ronaldo Nado Teixeira, estude a possibilidade de implantação do Observatório da Violência na cidade.

Mais fotos

Esteio vai ter primeira Praça da Juventude do RS