11/02/2009 - Teste da Orelhinha pode ser obrigatório nos hospitais

Tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei que torna obrigatório a realização do exame de surdez em recém-nascidos. O projeto é de autoria do vereador José Sirlon (PMDB), que visa identificar o problema nos primeiros dias de vida, tratando a perda auditiva. O projeto prevê, ainda, a responsabilidade do Hospital em realizar gratuitamente o exame de emissões evocadas (Teste da Orelhinha) e caberá a Secretaria Municipal de Saúde a fiscalização do mesmo. Segundo o vereador Sirlon, o exame é realizado pelos pediatras ainda no berçário da maternidade e não causa incômodo ao bebê. “Quando confirmado um caso, o tratamento pode ser indicado antes dos seis meses de idade e durante os dois primeiros anos a criança deficiente poderá desenvolver a fala e linguagem muito próxima da normal”, ressalta. O teste da orelhinha consiste na colocação de uma sonda na orelha da criança, que emite sons de fraca intensidade e recolhe, no computador, as respostas que a orelha interna (cóclea) do bebê produz. É realizado com a criança dormindo, em sono natural. É indolor, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura cerca de 10 minutos. O resultado sai na hora. Havendo alguma suspeita, a criança deverá ser encaminhada para avaliação otológica e audiológica completas.