12/01/2009 - Comitiva de Esteio busca investimentos para a Saúde junto ao governo estadual

Comitiva de Esteio busca investimentos para a Saúde junto ao governo estadual
Uma comitiva integrada pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), o prefeito Gilmar Rinaldi, o vice, Fladimir Costella, além do Conselho Municipal de Saúde , visitou ontem (12), o gabinete do secretário de Saúde do Estado, Osmar Terra. Na pauta do encontro esteve o pedido de investimentos para a cidade na área do Programa de Saúde da Família (PSF), a implantação do consórcio regional em saúde, o aumento no horário de atendimento de alguns postos de saúde para às 20 horas e a instalação do projeto Salvar e Samu/192, este último, a pedido do vereador Felipe Costella.  Na oportunidade, a comitiva, também integrada pela diretora do Hospital São Camilo, Ana Boll,  apresentou as demandas do município, principalmente nas áreas de traumatologia, psiquiatria e gestação de alto risco. Segundo Osmar Terra,  a alternativa é aumentar o leque de especialidades médicas oferecidas nas demais cidades, objetivando mais autonomia aos municípios. Além disso, Terra acenou com a possibilidade da implantação de uma equipe de PSF para cada 500 famílias na cidade, bem como o recurso de R$ 166 mil por ano para cada equipe do programa.
   O secretário também confirmou recursos para transformar o HSC em referência no combate à dengue, com 30 novos leitos para atendimento geral e cinco para a Unidade de Terapia Intensiva. Uma das sugestões do encontro é que Esteio sediasse uma reunião com as cidades do Vale dos Sinos para discutir a criação de um consórcio intermunicipal de saúde. Do encontro participaram, ainda, o secretário de Saúde, José Silveira, o chefe de gabinete do secretário de Habitação do Estado, Juvir Costella e o diretor técnico do HSC, João Paulo Haeler.