14/01/2009 - Moradores do Bairro São Sebastião pedem conclusão da dragagem do Arroio Sapucaia

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Sirlon Ribeiro e Felipe Costella (PMDB), além dos moradores do bairro São Sebastião, se reuniram na manhã de hoje (14), com o prefeito Gilmar Rinaldi, no Salão Nobre da Prefeitura. A pauta principal foi a conclusão da dragagem do Arroio Sapucaia, no trecho entre a rua Rio Grande e a ponte na divisa de Esteio e Canoas. A obra, que acordada em convênio entre o Executivo e a Refinaria Alberto Pasqualini, é uma nova etapa deste trecho. "São mais de três mil pessoas atingidas. No ano passado perdemos quase tudo. Não queremos esperar pelo inverno ou ficar à merce do tempo", explicam o moradores.
Outra preocupação, conforme os moradores, é a construção uma ponte de acesso à refinaria, sob o arroio, que pode causar o estreitamento do arroio. De acordo com o morador Milton Lemos, conhecido como Tóia, o estreitamento vai impedir o fluxo normal da água, causando enchentes naquela região. Além disso, os moradores questionaram a retirada da terra que forma o dique construído no ano passado para conter as enchentes nos bairros São Sebastião, Ezequiel, Navegantes e São José.
De acordo com o prefeito, no ínício deste ano, com a nova gestão, foi enviado um ofício à refinaria solicitando aditivo com mais um trecho da dragagem. Gilmar Rinaldi afirmou, ainda, que a obra de dragagem será concluída e que o dique vai ser mantido. "Vamos fazer uma visita técnica no local para encontrar uma solução definitiva para o problema", ressalta.
Os vereadores da Comissão de Saúde, junto com os moradores do bairro São Sebastião, realizaram uma visita no local onde está sendo construída a ponte. Eles constataram que a obra da passarela, após retirado o entulho em volta do pilar, não deverá prejudicar o leito do arroio. "Não existem obras novas no local, apenas a passarela" explica Sirlon Ribeiro. O vereador ressalta que a prioridade é a continuidade da dragagem até a ponte na avenida Presidente Vargas.

Mais fotos