15/01/2009 - Audiência pública discute impacto ambiental da criação da rodovia RS-448

Audiência pública discute impacto ambiental da criação da rodovia RS-448
Câmara de Vereadores de Esteio acompanhou os debates

Com o salão de Atos da Unilasalle, em Canoas, lotado por mais de 500 pessoas na noite de ontem (14), autoridades de Esteio, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia e São Leopoldo, além do DNIT, Assembléia Legislativa e deputados federais, técnicos da Fepam, debateram o impacto ambiental da construção da Rodovia do Progresso (RS-448). A discussão contou com a presença da presidente da Câmara, de Esteio, Michele Pereira (PT) e dos vereadores Jaime da Rosa, Harri Zanoni, do PSB e da vereadora Therezinha Heller (PPS). A rota, uma alternativa para desafogar da BR-116 e que vai passar por Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul , exigiu a contratação de uma empresa  - a Serviços Técnicos de Engenharia S/A - STE -  para o levantamento do meio ambiente (EIA/Rima), principalmente nas cidade de Esteio e Canoas, que poderão sofrer transformações em algumas vias (caso de Canoas) e transformações no solo (Esteio). A STE acenou positivamente pela liberação e apontou recomendações sobre, por exemplo, o acesso à àgua; sistema de polder e diques para auxiliar na contenção de enchentes, além de projetos como a prevenção de acidentes e central de saúde pública; paisagismo e áreas depredradas. Com a aprovação do projeto básico, o próximo passo é a abertura de um processo licitatório para a execução da obra, com início em março e em agosto os trabalhos. São 22,86 quilômetros com orçamento de R$ 700 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
A audiência foi promovida pelo Comitê de Acompanhamento dos Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana, coordenado pelo deputado estadual, Ronaldo Zülke (PT), com o objetivo escutar as demandas da comunidade para melhor desenvolvimento do projeto. Participaram ainda da audiência o presidente da CDL, Milton Gossler, o presidente da Acise, João Vargas, além de integrantes do Executivo.

Audiência pública discute impacto ambiental da criação da rodovia RS-448