27/02/2009 - Comissão Intermunicipal Legislativa das Ações do Pró-Sinos deve se tornar permanente

A Câmara de Vereadores de Esteio foi sede  reunião da Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-sinos, integrada por diversos legislativos da Região do Vale do Sinos - na manhã de hoje (27). O encontro, que contou com a presença dos representantes das câmaras de Canoas, Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e São Lepoldo, foi presidido pelo vereador Jaime da Rosa (PSB) e  pelo vereador leopoldense Nestor Schwertner (PT).  A idéia da reunião é de buscar medidas para que a Comissão, que atualmente é provisória, se torne permanente. Uma das funções da Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-sinos é fiscalizar e contribuir nos projetos do Pró-sinos de educação ambiental, plano de bacias e tratamento de resíduos sólidos.
    Na oportunidade, Schwertner fez uma retrospectiva sobre os episódios que originaram a criação do Consórcio Pró-sinos e, posteriormente, a Comissão de Vereadores municípios de toda a região. “Como os prefeitos construíram o consórcio para defesa do Rio dos Sinos, após a mortandade de toneladas de peixes, notamos que era importante apoiarmos na prática essa iniciativa”, considerou. “O Pró-sinos foi o primeiro consórcio desse tipo a ser constituído no Brasil, graças a Lei Federal 11.445. Conseguimos formar a primeira comissão legislativa de acompanhamento das ações do Pró-sinos”, ressaltou.
    Jaime da Rosa lembrou o vazamento de resíduos ocorrido, recentemente, na Refinaria Alberto Pasqualini, que acabou afetando o Rio do Sinos. Para Rosa, a comissão precisa ser instaurada permanentemente com urgência, criando, inclusive, um regimento interno.  O vereador Aloísio Bamberg, de Canoas, ressaltou que a comunidade precisa ser conscientizada. "Existe uma necessidade imediata de buscar apoiadores à causa", comentou. Nestor Schwertner ressaltou que os vereadores precisam ter uma visão maior da extensão desse projeto para a sociedade e o meio ambiente e aproveitou para apresentar um resumo dos convênios do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos.
    A reunião, que contou com a participação dos vereadores esteienses Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Ari da Center (PSB),  Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), pretende mobilizar um grande número vereadores da região. O próximo encontro vai acontecer dia 13 de março, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Sapiranga.

Mais fotos