27/03/2009 - Passeio no Martim Pescador marca do Dia Mundial da água

Passeio no Martim Pescador marca do Dia Mundial da água

Cerca de 15 cidades que integram a Região do Vale do Rio do Sinos, realizaram um passeio pelas águas do Rio do Sinos, na manhã desta sexta-feira, 27, marcando o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22. A bordo do Martim Pescador, mais de  40 pessoas, entre políticos que integram a Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos - organizadora do evento -, e convidados,  partiram do atracadouro de São Leopoldo com destino a Portão,  trecho do desastre ecológico ocorrido em outubro de 2006, quando houve a mortandade de milhares de peixes. Além de fazer uma homenagem a Semana Mundial da Água, a atividade preparou a pauta do 2º seminário da Comissão previsto para o dia 22 de abril, em Novo Hamburgo. A comitiva de Esteio estava integrada pelo representante da cidade na Comissão, o vereador Jaime da Rosa (PSB), além dos vereadores convidados, Ari da Center (PSB), as vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e  Therezinha Heller (PPS), bem como assessores de gabinetes da presidente Michele Pereira (PT) e Luiz Duarte (PTB). Nova Santa Rita, Campo Bom, São Leopoldo, Capela de Santana, Novo Hamburgo, Sapiranga, Parobé, Portão, Canoas, Dois Irmãos, Taquara, Estância Velha, Nova Hartz e Sapucaia do Sul também integraram a comitiva. Na oportunidade, os vereadores observaram a atual situação do Rio do Sinos  e manifestaram apoio às atividades em prol da preservação do meio ambiente. O presidente do Instituto Martim Pescador,  o vereador leopoldense Henrique Prieto (PP), afirmou que das 12 espécies de peixes que morreram na tragédia, todas foram recuperadas.  Durante o percurso o biólogo, Leonardo Stahnke, falou sobre  ecologia e educação ambiental aos presentes. Os vereadores de Esteio  ressaltam que uma das grandes preocupações é a qualidade da água, que segundo o biólogo, está no nível 4, limite máximo para o consumo. A ideia, de acordo com o vereador Jaime da Rosa (PSB), é buscar medidas para garantir um nível melhor da água para o abastecimento da população. Jaime também considerou importante a visita para o desenvolvimento do trabalho da Comissão. "A Câmara de Esteio é parceira em qualquer ação que a Comissão definir, que vise a recuperação do rio", comentou. No trajeto, a comitiva encontrou uma barcaça de areia  - Guanabara -. que foi multada por retirar ilegalmente areia do rio.

Pauta do Seminário

Na oportunidade, foi escolhida a pauta do 2º seminário da Comissão, que terá como tema: “Panorama Nacional da Situação do Saneamento Básico (Lei 11.445) e as Políticas de Recursos Hídricos – Alternativas para Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos”. De acordo com Nestor Schwertner, que preside da Comissão, um dos principais assuntos do seminário será a questão da outorga da água.
Entre os painelistas devem estar o presidente do Consórcio Pró-Sinos, Ary José Vanazzi; o presidente nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), engenheiro Arnaldo Luiz Dutra; o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), Sílvio Klein; o engenheiro Luís Roberto Moretti, que é secretário executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) de São Paulo. A Comissão prevê, ainda, que no final do seminário será eleita a diretoria permanente da Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. O próximo encontro será no dia 8 de abril, em Nova Santa Rita.

Passeio no Martim Pescador marca do Dia Mundial da água