29/01/2009 - Câmara de Vereadores pede escrivã para a Delegacia de Polícia de Esteio

Câmara de Vereadores pede escrivã para a Delegacia de Polícia de Esteio
A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), além das vereadoras Jane Battistello (PDT) e Therezinha Heller (PPS), pediram na manhã de ontem (28), ao delegado de policia de Esteio, Ireno Schulz, com a presença do  delegado regional, Edson Chagas Paim - que estava  em visita à DP,  a contratação de uma escrivã para o atendimento às mulheres na DP. A idéia, de acordo com a presidente, é minimizar  o constrangimento das mulheres que  precisam denunciar ou protocolar maus tratos ou ainda, abusos sofridos em casa,  aos escrivãos. "As mulheres ficariam mais tranqüilas para denunciar abusos e a violência doméstica e familiar, apoiadas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06)", ressalta. A presidente destacou o artigo 8º da lei, que garante a promoção de estudos e pesquisas, estatítiscas e outras informações relevantes, com perspectiva de gênero e de raça, as causas , conseqüencias e a freqüencia  da violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a implementação de atendimento policial especializado para as mulheres, em particular nas delegacias de atendimento à mulher. De acordo com o delgado, o Catório da Mulher foi criado 1986, por sua sugestão. "Entendemos o constrangimento e pretendemos oferecer mais conforto e segurança à todos", ressalta. O delegado informou a possibilidade da DP passar a atender em uma das partes do Seminário Claretiano, conforme reunião realizada hoje (28) com o prefeito Gilmar Rinaldi,  projeto que está sendo analisado pelo Executivo e que pretende a criação de subterrâneo para a instalação de uma cela, área de investigação, área de ambulância, entre outros setores. Além disso, de acordo com o delegado, metade seria para a Delegacia de Polícia e a outra, para a Delegacia da Mulher. "Se aprovado, teremos mais espaço e a possibilidade de manobrar os veículos, além da agilidade nos atendimentos que chegam à DP", comenta. Ireno trambém apontou os gastos com combustível para transferência de presos para o presídio de Charqueadas, já que o Central não recebe mais da região metropolitana de Porto Alegre devido a lotação.Já o Delegado Paim ressaltou que um dos planos para a região é trazer mais 100 policiais; a criação de presídios; criação de casas de passagem para dar suporte às famílias e um disque denúncia. "A família é salvação da sociedade", ressaltou.