01/09/2010 - Câmara homenageia Dia do Soldado e Brigada Militar de Esteio

Câmara homenageia Dia do Soldado e Brigada Militar de Esteio

Os oito anos de implantação do 34º Batalhão de Policia Militar em Esteio, comemorados no dia 20 de agosto, foram comemorados em Ato  Solene na sessão de ontem (31), na Câmara de Vereadores.  Durante a solenidade, também foi lembrado o Dia do Soldado, ocorrido em 25 de agosto. Na oportunidade, com a presença do vice-prefeito, Fladimir costella (Costelinha) e do comandante do 34º BPM, Roberto Kraid Pereira e do Major André Luiz Moreira Felício, o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), comandou a cerimônia. O vereador Luiz Duarte (PTB), destacou a importância da Brigada Militar na cidade nos últimos anos e o apoio  dispensado pelo governo do Estado à segurança de Esteio.
    O comandate Kraid falou das parcerias com o Executivo e Câmara de Vereadores. Além disso, Kraid frisou a necessidade dos moradores votarem na Consulta Popular. "Graças ao Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania (Pronasci), que tem a finalidade de articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, conseguimos reduzir a violência e melhor muito a qualidade de vida da comunidade e de nossos soldados, que também são moradores de Esteio", disse.
    Conforme o comandante, em suas atividades diárias, a Brigada Militar de Esteio tem procurado desenvolver o Policiamento Comunitário, objetivando integrar a sociedade e os poderes constituídos na busca de melhores condições de segurança a nossa comunidade. Também, desde o ano de 2000, o 34º BPM vem desenvolvendo junto às escolas do município o PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), que atinge cerca de 3 mil alunos formados anualmente. "O principal evento de responsabilidade do 34º BPM, de repercussão internacional, é a EXPOINTER, com previsão de 700 mil pessoas a cada edição, sendo registrado um baixo número de ocorrências", informou.  Da solenidade participaram os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Felipe Costella (PMDB), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Jaime da Rosa e Harri Zanoni (PSB).

Confira os homenageados:

1º Tenente Rene Raul Rees
2º Sargento  Roberto da Rosa Benites
3º Sargento César Augusto dos Santos Almeida
3º Sargento Jorge Evanir de Lima
Soldado Idiney Oliveira de Ávila
Soldado Everton Jesus Machado Nunes
Soldado Marco Antônioi Rozado Machado

História:

A Brigada Militar de Esteio, durante o transcorrer dos anos, foi subordinada a outras Unidades, com diversas denominações. Até 1989, a Brigada Militar de Esteio era o 4º Pelotão (Esteio) da 2ª Cia (São Leopoldo) do 3º BPM (Novo Hamburgo). De 1989 a 1998, nossa Unidade possuía dois Pelotões, sendo o 3º e 4º Pelotões (Esteio) da 3ª Cia (Sapucaia do Sul) do 15º BPM (Canoas). Em 22 de Janeiro de 1998, através do Decreto nº 38107, foi criado o Órgão Policial Militar de Esteio, como fração independente, subordinada diretamente ao CRPO-R10 (São Leopoldo), sendo instalada em 14 de Junho de 1998, assumindo o Comando o Maj Jorge Luiz Becker.

Através da Portaria SSJ nº 199, de 19 de Dezembro de 2001, publicada no Diário Oficial do Estado nº 242, de 20 de Dezembro de 2001, foi elevada a condição de Destacamento Especial, subordinada ao CRPO/VRS (Novo Hamburgo), tendo sido instalada em 05 de Abril de 2002, assumindo o Comando o Ten Cel João Flávio Pedroso de Oliveira. A 20 de Agosto de 2002, foi transformada em Batalhão de Polícia Militar, recebendo a nomenclatura de 34º BPM, sendo instalada em 02 de Setembro de 2002. Comandou o 34º BPM até o dia 24 de Junho 2005, o Ten Cel Paulo Renato Guterres Paim

Atualmente o Comandante do 34° Batalhão de Polícia Militar é o Ten Cel Roberto Kraid Pereira, com a sede localizada na Rua São Jerônimo, nº 247, bairro centro, Esteio, sendo que possui duas Cias Operacionais, e que em uma delas inclui o Pelotão de Operações Especiais, sediada na Rua Paulo Pontes no Bairro Jardim Planalto. A 1ª Cia, responsável pelo policiamento da metade-centro do município e a 2ª Cia, responsável pelo policiamento na metade interior do município e são comandadas pelo Cap. Catia Hanni Lopes dos Santos.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

Câmara homenageia Dia do Soldado e Brigada Militar de Esteio