04/03/2010 - AESSul vai preparar projeto para qualificar atendimento em Esteio

AESSul vai preparar projeto para qualificar atendimento em Esteio
Empresa diz que serão trocados durante este ano 250 postes de alta tensão e dez  em Esteio

Depois de quase três horas de debate, a Câmara de Vereadores de Esteio, AESSul e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), na tarde de hoje(4), no Plenário, chegaram a um acordo: a concessionária  de energia vai preparar um projeto para qualificar o atendimento e melhorar a distribuição de energia na cidade. A empresa foi convidada pelas comissões de Segurança e Finanças devido ao grande volume de reclamações que chegaram nos últimos meses à Câmara de Vereadores. Postes com risco de queda devido a baixa qualidade de manutenção,  constantes quedas de energia causando transtornos e prejuízos à comunidade, fios que estão emaranhados em galhos de árvores,  além de reclamações devido à demora no atendimento do 0800 - cerca de 45 minutos -, conforme o vereador Luiz Duarte (PTB), estiveram entre as reclamações. Os vereadores mostraram em vídeo à AESSul e à Agergs o estado em que se encontram alguns postes de alta tensão, a maioria amarrados em troncos ou presos apenas por  talas. O vereador Jaime da Rosa (PSB), disse que empresa concessionária de energia deve tomar providências urgentes. "Passamos por alguns pontos cidade e o que registramos ninguém consegue imaginar. São postes podres com grande risco de queda", ressalta. A cidade possui cerca de 6.400 postes de alta tensão. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), ressaltou que  própria concessionária deveria estar controlando a qualidade dos serviços prestados à comunidade.  
O engenheiro e superintendente da Região Metropolitana da AESSul, Ricardo Achiles, disse reconhecer os problemas na cidade, principalmente sobre a queda de energia, justificando que os cortes dos dias 5, 6 e 7 de fevereiro foram gerados devido às últimas tempestades."A AESSul não nega o problema e queremos contribuir para juntos encontrarmos uma forma multilateral de resolver a situação", salienta. O engenheiro informou que a AESSul possui 190 equipes de trabalho na rua.  "Estamos preparando algumas ações para a cidade, como por exemplo, a troca de 250 postes e a instalação de dez novos transformadores de distribuição de energia,  o que vai qualificar e melhorar a distribuição de energia em Esteio. Teremos, em breve, pois ainda está em acerto, um posto de atendimento na cidade", assegura.  Achiles garantiu, também, que a concessionária vai visitar todos os locais apontados pelos vereadores e deve realizar o serviço de poda das árvores em caráter emergencial.  "Vamos conferir o serviço de atendimento do 0800 para sabermos que medidas devem ser adotadas"
O engenheiro da Agergs, Milton Telechevesky, explicou que a agência tem entre suas funções a de assegurar os serviços  adequados e a satisfação do consumidor. "Fiscalizamos também as concessionárias de energia elétrica e, entre as maiores estão a AESSul, CEEE e RGE, mas não temos como acompanhar todas as situações", diz.  Conforme a estatística apresentada pela Agergs, entre 2005 e 2009 houveram 79 fiscalizações nas concessionárias e, destas,  30 resultaram em autuações, gerando um total de R$ 40 milhões. Destes, R$ 19 milhões somente em 2009. "Vamos acompanhar como mediadores a execução deste plano para a cidade", garante. Os vereadores questionaram, ainda, sobre como funciona o ressarcimento em caso de queima de equipamentos devido à queda de energia e a cobrança do 25% do ICMS . Os vereadores lamentaram a ausência do Ministério Público, que havia sido convidado com antecedência para a  reunião. 
A audiência teve a participação dos vereadores Luiz Duarte (PTB), Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT), Ari da Center (PSB), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Felipe Costella (PMDB), além do vice-prefeito, Fladimir Costella (PMDB).

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

AESSul vai preparar projeto para qualificar atendimento em Esteio
AESSul vai preparar projeto para qualificar atendimento em Esteio