05/05/2010 - Associação carnavalesca busca apoio para o Carnaval do ano que vem em Esteio

Associação carnavalesca busca apoio para o Carnaval do ano que vem em Esteio

 

A Associação Carnalesca de Esteio  se reuniu ontem, 4, à noite com a Câmara de Vereadoores de Esteio, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Na pauta esteve o problema enfrentado pelas duas escolas de samba da cidade, que reclamam de falta de estrutura e baixo recurso para a relização do Carnaval. Na oportunidade, a presidente da associação, Vera Lúcia da Silva, a Tita, disse que o carnaval faz parte da história de Esteio. "O carnaval é uma das maiores manifestações populares do país e não queremos que ele acabe em Esteio. Os gastos com o material são muitos e não ", referindo que há dez anos existiam seis escolas de samba e, atualmente, apenas duas. 
    Para o presidente da Câmara, Silron Ribeiro (PMDB), que criou o projeto instituindo o Carnaval em Esteio, é preciso que as entidades se organizem e tragam sugestões para o Legisativo. "Algumas escolas fecharam  as portas por falta de prestação de contas da verba pública que receberam", lembra o presidente. 
    Já o secretário de Arte e Cultura, Rafael Figliero, disse que o orçamento da cidade não comporta aumento de repasse para as entidades. "São R$ 70 mil que representam 10% do valor orçamentário da secretaria. Atualmente,  as contratações são realizadas pela secretaria da Fazenda, o que nos deixa tranquilos quanto a legalidade", defende.  Além disso, conforme o secretário, existem as premiações para o primeiro de segundo lugares. 
    Os vereadores Ari da Center e Jaime da Rosa, da bancada do PSB,  explicam que prestar contas é um dever das entidades que recebem verba pública.Os vereadores alertam sobre a prioridade de destinação das verbas."É uma questão de prioridade, não de contraridade com o carnaval", destacam, com apoio da vereadora Therezinha Heller (PPS). Já o vereador Leonardo Dahmer (PT), entende importante a iniciativa em discutir as questões do carnaval no início do ano. "O orçamento é um cobertor curto. Cobre um lado e deixa outro descoberto", comenta.  Outra reunião será agendada nas próximas semanas.Participaram da reunião a vereadora Jane Battistello (PDT) e as assessorias dos vereadores Luiz Duarte (PTB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB).

 

Por: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156