11/11/2010 - BR 448 será pauta de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

A Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir no próximo dia 17, às 15h30min,  no Plenário,  com  integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) da Região Metropolitana e do coordenador de Gestão e Supervisão Ambiental da Rodovia do Parque, Adriano Panazzolo. Na pauta estão as obras da BR448, também chamada de Rodovia do Parque, especialmente no quilômetro 11,  trecho que corresponde a Esteio, nas proximidades do Parque de Exposições Assis Brasil. A ideia, de acordo com a vereadora proponente da reunião,  Michele Pereira (PT), é esclarecer o desenvolvimento da obra e os impactos causados na cidade.  "Como é uma grande obra e de extrema importância para a Região Metropolitana, precisamos ficar inteirados de todo o processo", destaca.

A Rodovia do Parque, destinada a desafogar o trânsito na BR 116, sentido Porto Alegre a Novo Hamburgo, está sendo viabilizada com recursos do Orçamento Geral da União e o investimento estimado é de R$ 1 bilhão, entre custos dos serviços propriamente ditos, supervisão, gerenciamento ambiental, o reassentamento de famílias e desapropriação. O término da obra está previsto para 2012.

Saiba mais:  A construção da estrada é de  responsabilidade do Dnit mas está a cargo de consórcios e empresas que foram contratadas por meio de licitação. A execução é realizada por quatro consórcios: ao Consórcio Sultepa/TB, cabe o lote 1, do km 0 ao km 9,14, no valor de R$ 199,5 milhões; o Consórcio Construcap/Ferreira Guedes é responsável pelo lote 2, do km 9,14 ao km 14,44; com o custo de R$ 175,8 milhões; e o  Consórcio Queiroz Galvão/OAS/Guaíba está incumbido de construir o lote 3, do km 14,44 ao km 22,34; no valor de R$ 448,7 milhões. A supervisão da obra está sendo feita pela Magna Engenharia ao valor de R$ 17,9 milhões e da empresa Ecoplan, com o custo de R$ 17,3 milhões.

O gerenciamento das obras é responsabilidade do Consórcio Enecon/STE que vai receber pelos serviços R$ 15,2 milhões e o gerenciamento ambiental está a cargo da empresa STE, no valor de R$ 10,7 milhões. Concluída, a BR-448 terá a função de ser uma alternativa para o escoamento do tráfego da BR-116/RS entre a Capital, Porto Alegre, e o município de Sapucaia do Sul, onde o trânsito diário é estimado em 130 mil veículos. Caron destaca que a estrada é a primeira de uma série de obras que serão realizadas para, enfim, acabar com o gargalo  na BR-116. Ele diz também que há uma série de melhorias previstas na própria BR-116 que devem ajudar a agilizar o fluxo de veículos na região.