24/11/2010 - Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio

Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio

Com propostas de melhorias para a área da saúde, educação e o Hospital São Camilo, a presidente da Câmara de Vereadores Mirim Júlia Gelaim 10 anos, assumiu a direção da Câmara de Vereadores de Esteio, na tarde hoje (24), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no projeto Prefeito, Vice e Vereador Por um Dia. Além da presidente, mais dez vereadores mirins assumiram as cadeiras do Legislativo e fizeram o juramento de posse. A nova presidente mirim também empossou a prefeita por um dia Juliana Lopes Carvalho, 11 anos, o vice , Samuel Kruse Souza, 10 anos.Em seus discursos, os vereadores mirins ressaltaram a necessidade de se qualificar os postos de saúde; implantar uma central de consultas e exames via telefone e internet; reforma da Casa de Cultura e incentivar programas como o Mais Educação.  Para a presidente mirin, que participa pela primeira vez do projeto,  esta é uma grande oportunidade das crianças conhecerem um pouco de política e as atribuições de cada poder. "Quero participar todos os anos do projeto", comenta. As sugestões  dos vereadores mirins apresentadas em plenário, serão encaminhadas ao Executivo ainda nesta semana. Já a prefeita mirin, Juliana Lopes Carvalho, 11 anos, disse que a ideia é ouvir todos os segmentos da sociedade para um governo mais democrático. "É preciso investir em campanhas contra a gravidez na adolescência e contra drogas. Minha plataforma de governo está pautada em todas as áreas, especialmente na Educação e Saúde", explicou. O evento, uma proposição dos ex-vereadores Rute Pereira e Sérgio Daixt, que é realizando anualmente,  completa 21 anos. De acordo com a coordenação da secretaria de Educação, neste ano participaram 14 escolas, envolvendo no processo, mais de 30 alunos candidatos. A atividade teve a participação das escolas Alberto Paqualini Camilo Alves, Dulce Moraes; Edwiges Fogaça; Érico Veríssimo; Eva Karnal Johann; Ezequiel Nunes Filho; Flôres da Cunha, Colégio La Salle; Luiza Silvestre de Fraga; Oswaldo Aranha; Santo Inácio Trindade e Vila Olímpica. A atividade é aberta o público.Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Presidente: Julia Gelaim - 10 anos - CMEB Maria Lygia Vice - Presidente: Samanta Teixeira - 13 anos - CMEB Santo Inácio 1 Secretário: Larissa Dalla Valle - 13 anos - CMEB Edwiges Fogaça 2 Secretário: Giovana Mantovani - 09 anos - CMEB Vitorina Fabre Demais vereadores eleitos: Stephanie Pereira da Cunha - CMEB João XXIII Kevin Gustavo Bonette Echamede - CMEB Dulce Moraes Ana Carolinew Heller Machado - CMEB Luiza Fraga Igor Moiseis - CMEB Trindade Juliane Rodrigues Dias - CMEB Eva Karnal Bruna Ouriques MAchado Fraga -CMEB Flôres da Cunha Gabrielle Souto Goulart - CMEB Camilo Alves, Vice-Prefeito Samuel Kruse Campos Souza - 10 anos ( do CMEB Camilo Alves).

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio