02/12/2011 - Câmara de Esteio debate estacionamento rotativo pago

Câmara de Esteio debate estacionamento rotativo pago

A pedido do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), os vereadores se reuniram, na tarde desta quinta-feira (01), com representantes do Executivo, Acise e CDL. Em pauta, o estacionamento rotativo pago nas principais vias da zona central do município.

Conforme Longuinho Musikant, presidente da Acise, é difícil alguém vir de outra cidade e conseguir estacionar no centro cidade: “isso preocupa os lojistas. Não podemos adiar o problema e o estacionamento rotativo é a solução mais eficaz. Sapucaia do Sul já está se organizando em relação a isso, temos que trabalhar com urgência”.

João Vargas, que falou em nome da CDL, argumentou que sempre foi defensor da ideia: “é preciso democratizar o espaço público”, enfatizou. Segundo ele, mais de 50% dos veículos estacionados nas principais vias da zona central são dos próprios lojistas: “os carros ficam o dia inteiro ocupando espaço. A comunidade não consegue mais vir ao centro para comprar”.

Secretaria formulou estudo prévio

O secretário de Trânsito, Arno Leonhardt, afirmou que o estacionamento com parquímetro é o modelo mais usado e que obtém melhores resultados. Ele também salientou que é preciso um mínimo de mil vagas para que uma empresa possa licitar. “Fizemos um estudo prévio e foram identificadas 964 vagas entre a Avenida Presidente Vargas e as principais vias de acesso ao Centro”. Ele ainda explicou que a legislação prevê um retorno mínimo de 12% da arrecadação para o Executivo aplicar em ações de trânsito. Luiz Duarte comentou que a intenção é formular o projeto com base nas necessidades apontadas e nas possibilidades previstas em Lei: “não queremos simplesmente aprovar algo que venha pronto, sem conhecer e saber se é o melhor”.

Rotativo gratuito

Implantado em março de 2008, através de decreto,  o estacionamento rotativo gratuito um convênio entre a Famurs e a prefeitura, não está mais em funcionamento, conforme o Leonhardt. Na época, a fiscalização era feita pelos agentes de trânsito e funcionava em 160 vagas, nas áreas de maior concentração dos estabelecimentos comerciais.

Uma nova reunião será marcada para discutir o tema. Também participaram do encontro os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT), Leonardo Dahmer (PT) e Felipe Costella (PMDB), alem do secretário de Desenvolvimento Econômico José Luiz Daudt.

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156