03/02/2011 - Vereadora e moradores do Novo Esteio levam denúncia ao Ministério Público

O choque de um caminhão que transportava carga de areia para as obras da BR 448, num poste na Avenida Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio, no último dia 25, foi parar na Promotoria de Justiça Especializada. Ao todo, 24 moradores do bairro Novo Esteio, acompanhados pela  vereadora Therezinha Heller (PPS), compareceram, na tarde do dia 31, à Promotoria de  para pedir providências às empresas responsáveis pelo acidente que causou danos na rede elétrica, gerando um curto circuito no local, o que acabou afetando mais de 50 casas. Segundo os moradores, o caminhão estava com a caçamba erguida, o que acabou causando a colisão. Segundo Paulo Afonso Soletti, morador da comunidade e eletricista, uma ‘gambiarra’ da empresa fornecedora de energia, impediu que o fusível que alimenta o transformador fosse desarmado. Dessa forma, os moradores tiveram todos os aparelhos elétricos queimados, inclusive os que estavam desligados, pois uma vez conectados às tomadas, receberam uma descarga elétrica muito forte, cerca de 320 V. Algumas casas tiveram, ainda, a fiação derretida. O Promotor de Justiça, André MacDonald, abriu inquérito civil, a fim de investigar os prejuízos causados pelo acidente, as irregularidades na rede de baixa tensão da AES Sul, além da falta de cuidados na circulação dos veículos pesados na obra da Rodovia do Parque, outra reclamação dos moradores do Novo Esteio. Uma audiência ficou marcada para o dia 09/02, às 10h, em que devem comparecer os representantes da AES Sul e das empresas Bolognesi Engenharia, Toniolo Busnello e Sultepa, responsáveis pelas obras da BR 448.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
registrado em: