20/04/2011 - Audiência pública: vereadores de Esteio debatem relatório de prestação de contas da saúde

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, composta pelos vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), realizou audiência pública com o secretário da Saúde, José Silveira e o integrante do Conselho de Saúde, Marcelino Anflor. O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (PDT) também participaram do encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no plenário da Câmara.

Em pauta esteve o relatório de gestão da Saúde, referente ao 4º trimestre de 2010. O secretário começou a reunião explicando que os dados presentes no relatório estão incompletos: “falta mais de 60% da informação, que não foram enviadas ao Ministério da Saúde e, portanto, não retornam ao município. O relatório realmente está defasado”. Jaime da Rosa comentou que se a informação que está no relatório não confere com o que acontece nos postos de saúde, não há condições de análise. “É o que o município diz que fez e o que o Ministério da Saúde aponta sobre isso, são números diferentes”. Marcelino Anflor argumentou que a questão é o cumprimento dos prazos, estipulados por lei: “não há como inserir informações que chegam ao Conselho de Saúde, depois de enviados os relatórios para o Ministério da Saúde", disse. Para o presidente da Comissão, Felipe Costella, há uma divergência nas informações. “Os dados do município estão atualizados, os do Estado é que estão errados”, concluiu. O vereador Jaime da Rosa, levantou um questionamento acerca da implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA- em Esteio ainda em 2011. Silveira destacou que através de uma portaria, baixada em 2009, foi designado a instalação de 32 UPAs no Estado, sendo que Esteio entrou no processo em 2010. “Creio que até o próximo ano a unidade de Esteio já esteja funcionando”, disse Silveira.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156