24/03/2011 - Aprovada emenda que inclui a APAE e a Escola Padre Réus no Conselho de Educação

Aprovada emenda que inclui a APAE e a Escola Padre Réus no Conselho de Educação

Impasse segue entre Conselho e Apae

Os vereadores de Esteio aprovaram, durante a sessão desta terça-feira (22) uma emenda ao Projeto de Lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação. A proposta trata da inclusão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE - no conselho, de iniciativa do vereador Jaime da Rosa(PSB). A esta emenda, o vereador Felipe Costella (PMDB),   incluiu a Escola Estadual Padre Réus. Segundo Jaime da Rosa,  o tema era uma solicitação antiga da Federação das APAEs do RS.

Ainda na tarde de ontem(23) os vereadores Jaime da Rosa, Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Michele Pereira (PT) se reuniram com representantes do CME e da APAE, a fim de obter mais informações a respeito do impasse entre a instituição e o conselho, que a princípio, não concordava com a inclusão de mais um acento no conselho.

“A APAE não está fazendo campanha para arrecadar alunos, apenas queremos continuar desenvolvendo nosso trabalho. Estamos devidamente cadastrados e regularizados, mas o conselho usa esse argumento para nos deixar à parte”, comentou Afonso Tochetto, presidente da instituição.

Conforme a integrante do conselho, Silvia Heisller explicou que foi emitido um parecer a respeito do convênio com o município, não sobre a instituição em si.

Para a diretora da Apae, Tatiana Melo, fica evidente que há um problema de entendimento,  que vai além de legislação, se pode ou não integrar um conselho, se deve receber recursos da educação ou da assistência social. "A política municipal de educação deve ser repensada, e isso não envolve só a APAE, mas uma ideologia de inclusão”, pontuou.

A vereadora Michele Pereira disse, ainda durante a reunião, que a discussão envolve muitas questões, que vão além da participação no conselho, mas a situação e modelo do convênio, prorrogado recentemente, com o município. À noite, antes da aprovação da emenda, destacou: “o convênio tem problemas e isso precisa ser revisto, mas a APAE merece um lugar no CME”.

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156