24/11/2011 - Esteio: Comissão de Finanças debate matéria orçamentária de 2012

Esteio: Comissão de Finanças debate matéria orçamentária de 2012

A matéria orçamentária para 2012, com previsão de arrecadação de R$ 191,4 milhões, foi tema de debate na tarde de ontem (22) entre as secretarias de Obras, Saúde e Fazenda, e a Comissão de Finanças , na Câmara de Vereadores de Esteio. O encontro, a pedido dos vereadores integrantes da Comissão, Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella(PMDB), visou esclarecer dúvidas sobre a a matéria, antes  da realização de audiência pública, que vai ocorrer em 5 de dezembro, às 18 horas, no Plenário.

Na oportunidade, com a participação vereadores Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (PDT), foram questionados os recursos destinados ao Mutirão Cidade Viva; do novo Regime Próprio de Previdência (Prev-Esteio), além da verba de R$ 42 milhões destinadas a obra da Beira Arroio.  Os vereadores questionaram, ainda,  a finalidade da verba prevista na peça orçamentária de R$ 20 mil para o Bolsa Família.

De acordo com o integrante da secretaria da Fazenda, Luciano Fonseca, deste valor R$ 15 milhões estão previstos no orçamento de 2012 e restante do recurso será  utilizado no Programa Minha Casa, Minha Vida. Já sobre o Prev-Esteio,  Fonseca explicou que o valor real está em torno de 12 milhões de reais. Sobre o Bolsa Família, o Executivo explicou: “Os R$ 20 mil estão destinados para despesas de manutenção e também serve como um incentivo para esta causa”.

Orçamento

Do total orçado,  pouco mais de R$ 16,2 milhões referem-se ao orçamento da Fundação Hospital Municipal São Camilo, destinados a manutenção de contratos de gestão. Quanto as despesas, as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com o valor de R$ 51 milhões; Segurança Pública R$ 4,2 milhões e Saúde com R$ 38 milhões. Além disso, conforme a proposta do Executivo, R$ 527 mil serão destinados para reserva de contingência, ou seja, atender passivos contingentes e outros riscos fiscais imprevistos. As despesas estão fixadas em 182 milhões.

Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156