25/05/2011 - Câmara concede títulos de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita

Câmara concede títulos de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita

A noite de ontem, 24, foi de homenagens na Câmara de Vereadores de Esteio. Através dos decretos 422/09 e 423/09, o  ex-vereador e delegado, Ireno Schulz,  e a professora e poetisa, Esther Moretti Nunes Fujisawa, receberam  o titulo de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita. A concessão foi uma iniciativa das vereadoras Jane Battistello (PDT) e Michele Pereira (PT). A cerimônia,que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer,  contou com a presença do  Chefe de Polícia do RS, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, além do vice-prefeito, Fladimir Costella(PMDB), vereadores e autoridades locais.  O público pode  acompanhar as apresentações do Coral Municipal, regido pelo maestro Pablo Tramontina,  e  dos poetas Jauri Machado e Arnaldo Sobrinho, que declamaram poemas de Esther Fujisawa.  Na oportunidade o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), destacou o papel do delegado  e da poetisa, que contribuíram para o crescimento do município. Schulz esteve à frente da Delegacia de Polícia Civil de Esteio durante 24 anos e foi vereador pelo PDT por dois mandatos. Schulz também foi homenageado pela Câmara por sua atuação na DP da cidade. A poetisa, Esther  Fujisawa, que também já havia recebido uma honraria do Legislativo pelo dia do Professor,  é a presidente de honra da Casa do Poeta Esteiense (Capoe), secretária da União Brasileira de Escritores (UBE-RS), presidente do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Riograndense (CAPORI) e integrante da POEBRÁS (Casa do Poeta Brasileiro). Participaram da solenidade os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli rodrigues (PTB) e Sirlon Ribeiro (PMDB).

Confira um pouco da história dos agraciados:

Esther Moretti Nunes Fujisawa:  Nasceu em Esteio. Filha de Walter Sant'Anna, escritor, jornalista, funcionário público e poeta, e Haydée Moretti Nunes, professora. É casa com Haremi Fujisawa e uma filha. Acompanhou o processo de emanciapção de Esteio, do qual seu pai fazia parte e, desde criança, escreve poemas. Formada em Magistério, e pós-graduada em Educação, lecionou literatura. Fundou diversos grêmios literários, jornais e grupos teatrais nas escolas por onde passou. Também organizou grupos culturaus e recretativos de cunho social. Estudou diversos idiomas como o latim, espanhol, francês, inglês, árabe e japonês, publicando vários trabalhos lietrários em algumas dessas línguas. Recebeu vários prêmios, troféus, medalhas e ,menções honrosas pelos trabalhos realizados, destacando a "Medalha Cultural - Comenda Ordem de Esteio, e o Prêmio Literário Marcos Vinícius de Mello Morais".  Foi homenageada pela Argentina, Uruguais e Chile. No Japão, participou do Festival de Tanabata, em Hiratsula, com poetas locais.  É sócia-fundadora do Museu Carlos gardel, em Porto Alegre. Em 2000, obteve o primeiro lugar no concurso promovido pela Academia Literária Gaúcha, com o poema Devaneios. Em 2008, organizou o concurso Poesias no ônibus e, em 2009, foi patrona da Feira do Livro de Esteio. É a presidente de honra da Casa do Poeta Esteiense (Capoe), secretária da União Brasileira de Escritores (UBE-RS),residente do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Riograndense (CAPORI) e integrante da POEBRÁS (Casa do Poeta Brasileiro).

Ireno Schuz: Nasceu em Horizontina, município de Santa Rosa. filho de colonos, acompanhou seus pais por diversos municípios da região. Em 1958, ganhou uma bolsa de estudos de Leonel de Moura Brizola e foi estudar em Montenegro, no colégio Jacob Renner, onde cursou o ginasial. Estudou na escola Agrotécnica de Alegrete, mas devido a revolução de 1964, foi para Guaíba, onde passou e trablhar e estudar. Concluiu o segundo grau no colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Em 1971 foi aprovado no vestibular para o  curso de Direito na PUC. Neste mesmo ano casou-se e teve dois filhos. Aprovado no concurso para o cargo de Inspetor de Polícia, exerceu a função por quatro anos. Realizou o curso de agente de segurança de personalidades, até então, o único de tal especialização no Brasil, formando com média mais alta da história da Academia de Polícia do RS. Em 1975 foi aprovado para o cargo de Delegado de Polícia e, mais tarde, formou-se em Direito.  Foi titular das DPs de Vera Cruz, Santa Cruz e Nova Prata. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana exewrceu várias funções na segurança pública, entre elas, Delegado Titutlar do Cartóio de Contravenções Penais do Detran. Ireono foi titular da Delegacia de Esteio por 24 anos, onde criou o Consepro, a Ciretran. Foi vereador por duas vezes consecutivas de 1991 a 1996 e de 1997 a 2000. Foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Esteio. Em 2005 recebeu o trofèu Precursor, relativo ao cinquentenário de Esteio.  Em 2002, alarmado com o rumo que tomava a segurança, escrevendo documento "Não seja tolo! Não entregue sua Arma! Diga Não ao desarmamento.!Exija que o governo desarme primeiro o bandido", que foi espalhado em todo o Brasil. Com a aproximação do referendo, em outubro de 2005, liderou a camapnjha do NÃO contra o desarmamento. Criou o adesivo "Não ajude o bandido",  colado em milhares de automóveis em São Paulo e mais de dez mil distribuídos à população. Sendo o único delegado de polícia que publicamente se insurgiu contra a campanha do SIM,a cabou sofrendo dois processos movidos pelo MP. Concorreu a deputado estadual e em 2009, foi transferido para Nova Santa Rita, a seu pedido.

Por Audrey Lockmann/Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156