27/07/2011 - Vereadores sugerem encontros entre comunidades e Defesa Civil para difusão do Plano de Emergência

Os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT), que integram a Comissão de Urbanização, se reuniram na tarde desta quarta-feira (27) com o comandante da Guarda Municipal, tenente Luiz Carlos Terra e com o comandante do Corpo de Bombeiros tenente Nelson Dalamaria. Em pauta, o Plano de Emergência do município para situações de sinistros. “As equipes da Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal atuam em conjunto, tanto nas situações de emergência como em ações preventivas”, informou o tenente Terra. Ele comentou ainda sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que contempla Esteio, Sapucaia e as empresas da região: “no incidente em que um caminhão explodiu em frente à refinaria, por exemplo, não faltou material de combate a incêndio porque a empresa estava abastecendo o Corpo de Bombeiros”. Conforme o tenente Dalamaria, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para receber uma informação de emergência: “às vezes, o pânico gerado causa mais problemas que o incidente em si”. Segundo ele, é importante investir em ações informativas. Dahmer sugeriu encontros entre a Defesa Civil, a Refap e as comunidades vizinhas a refinaria, a fim de esclarecer dúvidas: “é importante que a população conheça o plano interno da empresa e o do município e saiba como reagir quando for preciso”. A primeira reunião deve ocorrer ainda em agosto, com as comunidades dos bairros Navegantes, Vila Nova, Ezequiel e São José.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156